TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Quinta Disciplina

Trabalho Escolar: A Quinta Disciplina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  2.774 Palavras (12 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 12

Este livro tem por objetivo mostrar pra as pessoas tanto no lado pessoal como profissional como a visão sistêmica pode mudar tudo ao nosso redor. Este livro é uma ferramenta fundamental pra ser usado na reestruturação de uma organização, pois através dela os colaboradores de um modo geral podem ter uma visão mais ampla para a administração.

Peter Senge nos mostra quais são as cinco disciplinas, sendo uma complemento da outra, todas trabalham juntas com um só objetivo tornar uma organização que aprende, das cinco disciplinas apresentadas, o domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe, e pensamento sistêmico, a que se tem mais ênfase é o pensamento sistêmico por ser considerado como "o alicerce de organização que aprende".

No 1º capitulo deste livro, as ferramentas e idéias apresentadas servem para acabar com a idéia que nós temos de que o mundo é feito de forças separadas, sem relações interligadas. A partir do momento que termos consciência e desistirmos dessa idéia, passaremos a construir as organizações que aprendem onde as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam.

Segundo Peter "as organizações que aprendem são possíveis, porque no fundo todos somos aprendizes".

As 5 disciplinas ou como chamadas pelo autor de " tecnologias componentes", são as seguintes:

- Pensamento sistêmico

- Domínio pessoal

- Modelos mentais

- Construção de uma visão compartilhada

- Aprendizagem em equipe

É vital que as 5 disciplinas se desenvolvam como um conjunto, é desafiador, pois seria muito mais fácil integrar novas ferramentas do que simplesmente aplicá-las separadamente. Mas as recompensas são enormes. Por isso o pensamento sistêmico é a 5ª disciplina, pois ela que integra as outras. O pensamento sistêmico lembra que a soma das partes pode exercer o todo.

O verdadeiro significado de uma organização que aprende, é uma organização que está continuamente expandindo sua capacidade de criar o seu futuro.

Estudos e pesquisas comprovam que são poucas as grandes organizações que conseguem chegar a um determinado tempo no mercado, nestes casos existe muitos problemas que não são solucionados, soluções que não existem, enfim acaba se tornando uma bola de neve, o que parecia normal, acaba virando somente em prejuízo, sem saída as empresas optam por encerrar as atividades.

O livro nos mostra que antes de pensar em fechar uma empresa, há formas de corrigir os problemas, existe 7 deficiências de aprendizagem são as seguintes:

1- Eu sou meu cargo

2- O inimigo está La fora

3- A ilusão de assumir o controle

4- A fixação em eventos

5- Parábola do apo escaldado

6- Ilusão de aprende com a experiência

7- Mito da equipe gerencial

Se as organizações trabalharem com estas deficiências sem sombra de duvidas os resultados positivos irão aparecer isto é o que falta na empresas que não tem o pensamento sistêmico. A partir do momento que existe há identificação destes problemas, por menores que sejam já se devem tomar iniciativas pra mudança com o objetivo trabalhar as avaliações feitas.

Neste 1º capitulo é possível identificar várias formas que possibilitam melhor gerenciamento dos processos, com o conhecimento das 5 disciplinas, e avaliação nos processos de melhoria.

Capítulo II

No livro a quinta disciplina também é apresentado suas leis é elas são muito importantes na reestruturação das organizações. Seguem abaixo elas:

1- Os problemas de hoje vêm de soluções de ontem

2- Quanto mais você empurra mais o sistema empurra de volta

3- O comportamento melhora antes de piorar

4- A saída mais fácil normalmente nos leva de volta pra dentro

5- A cura pode ser pior do que a doença

6- Mais rápido significa mais devagar

7- Causa e efeitos não estão próximos no tempo e no espaço

8- Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados, mas na maioria das vezes as áreas de maior alavancagem são as menos óbvias

9- Você pode assoviar e chupar cana, mas não ao mesmo tempo

10- Dividir um elefante ao meio não produz dois pequenos elefantes

11- Não existem culpados

A partir destas leis as organizações podem começar a identificar os processos que estão inadequados, e o mais importante compreender que não adianta simplesmente entender o contexto, mas na prática não ser nada do que se espera.

O pensamento sistêmico é uma disciplina que enxerga o todo, é um conjunto de princípios gerais, uma mudança de mentalidade, quando entendido este conceito passa a ser percebido que a responsabilidade não é somente de uma pessoa, mas sim de um grupo, estes são alguns dos milhares de motivos da importância dada ao pensamento sistêmico.

Dentro do pensamento sistêmico também existe percepções que podem ajudar e muito nesta busca por reestruturação, um destes é os arquétipos de sistema, segundo o autor "eles revelam uma elegante simplicidade subjacente à complexidade dos problemas gerenciais". Um fator importante a ser comentado quanto aos arquétipos de sistema é o princípio gerencial conduzido da seguinte maneira "Não force o crescimento, elimine os fatores que o limitam."

Para se obter alavancagem em um processo de transferência de responsabilidade foi usado um exemplo bem comum no livro, mas que expressa exatamente este processo. Em um programa de tratamento contra as drogas e alcoolismo eficazes, os programas insistem para que as pessoas reconheçam seus vícios, quando na verdade de um outro lado existem grupos que ajudam na reabilitação destes indivíduos, eles sabem do seu vicio, não necessitam ter consciência disso, o que necessitam é ajuda para combater a este mau que os aflige.

Quando as empresas fracassam, o que percebe- se é a procura de responsáveis pelo fracasso, sem procurar entender que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com