TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Social

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  990 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        

Atividades das Aulas 3 e 4

01. Na aula 3 estudamos o Pai da Administração Moderna Peter Ferdinand Drucker (19/11/1909 – 11/11/2005) que foi um filósofo e economista de origem austríaca, considerado como o pai da administração moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenómeno dos efeitos da Globalização na economia em geral e em particular nas organizações - subentendendo-se a administração moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações, despontou no Século XXI em plena vigor intelectual,  procurou ajudar na compreensão de seus leitores narrando suas ideias de forma clara para ajudá-los em sua vida profissional. Sendo assim responda:

a) Aponte 2 conceitos criados por ele que contribuíram para a administração. (0.5 ponto)

        1. Criou conceito moderno de Corporação, de empresa, de gerenciamento;

2. Conceito das grandes empresas como comunidades, construídas a partir do respeito aos trabalhadores que não deveriam ser vistos como máquinas geradoras de lucro (década de 50).

         

b) Cite e comente uma das boas ideias de Drucker. (0.5 ponto)

        O foco deve estar nas oportunidades em vez dos problemas: Ele afirma que danos são sempre prevenidos através de resolução dos problemas, mas explorar as oportunidades produzem resultados, sendo assim, as mudanças devem ser exploradas como oportunidades e não simplesmente vistas como ameaças.

02. Comente com suas palavras o que significa responsabilidade social e cite duas formas de responsabilidade social citadas no material e explique cada uma delas.  (0,5)

        Responsabilidade Social é um compromisso que a empresa se coloca de perante a sociedade num posicionamento ético através de ações que irão contribuir para o bem estar da comunidade dentro e fora de sua empresa.

        Duas formas de responsabilidade social: 1- Proteção Ambiental que significa manter um equilíbrio entre a ecologia, as relações entre as pessoas e seu meio ambiente; 2 – Conservação Ambiental que significa o uso mais eficaz dos recursos, levando em consideração as necessidades atuais e futuras da sociedade. A conservação pode ser conseguida, por exemplo, pela limitação da exploração de recursos escassos.

03. A inovação se faz necessário para empresas que desejam ganhar mercado e vencer seus concorrentes. Diante disso como garantir que as inovações geradas façam sucesso no mercado e tragam resultados financeiros? (0.5 ponto)

        É indispensável ter uma visão estratégica do mercado e do público consumidor de seus produtos. Empresas bem sucedidas pesquisam menos e observam mais.  Para garantir que essas inovações geradas façam sucesso é preciso: Ter uma cultura que apoia a criatividade; entender o mercado e o consumidor; mobilização de equipes; cultivar o clima de liberdade; avaliar resultados e derrubar muros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (491.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com