TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade /Social

Ensaios: A Responsabilidade /Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O aumento dos negócios, o avanço tecnológico o aumento da produtividade levou também a um aumento significativo das empresas, fazendo com que tenham que aplicar mudanças em sua forma de gestão obtendo diferenciais entre as empresas. Ashley (2002, p.3) afirma que, por outro lado, as crescentes disparidades e desigualdades sociais obrigam a que se repense o desenvolvimento econômico social e ambiental. Portanto para responder este desafio será necessário procurar repostas visando um desenvolvimento econômico sustentável que englobe os aspectos sociais, econômicos e ambientais. Para as empresas a responsabilidade social pode ser vista como objetivo, alavancando seus resultados econômicos ou simplesmente mantê-los com sua marca exposta à sociedade como um simples objeto de marketing. Usa-se como estratégia para atrair seus clientes conscientizados, uma vez que confiam mais em empresas preocupadas e voltadas para o sócio ambiente. Portanto, as empresas devem investir no desenvolvimento de estratégias competitivas que façam parte de soluções ambientalmente sustentáveis, socioambientais e economicamente viáveis.

De acordo com Keith Davis (1975) afirma que a empresa tem responsabilidade direta e condições para agir em favor da sociedade à medida que seus negócios geram consequências sociais; há uma férrea lei de responsabilidade afirmando que, em longo prazo, quem não usa o poder de um modo que a sociedade considere responsável, tende a perdê-lo.

A questão da responsabilidade social empresarial é “tema recente, polêmico e dinâmico, envolvendo desde a geração de lucros pelos empresários, em visão bastante simplificada, até a implementação de ações sociais no plano de negócios das companhias, em contexto abrangente e complexo”. (TENÓRIO, 2006, p. 13)

Tem crescido no Brasil o número de empresas que estão adotando propostas nessa linha. Embora ainda seja muito grande a quantidade de organizações que não desenvolvem projetos dessa natureza e que não estão convencidas da sua relevância, a velocidade com que essas iniciativas se consolidam e ganham espaço indica uma tendência de reversão desse quadro (FISCHER & FALCONER, 1999).

Segundo Fernando Mânica, 1997:

Responsabilidade social é uma expressão recentemente adotada para referir-se ao modo como o Estado, as empresas e a sociedade se comportam em suas relações recíprocas. Compõem o conceito de responsabilidade social os padrões de ética, moralidade, transparência e altruísmo que permeiam a conduta dos atores sociais.

2. JUSTIFICATIVA

As empresas que se dedicam e financiam projetos sociais torna-se mais conhecida e obviamente vende mais. Seus produtos e serviços, sua marca visível ganham aceitação e potencialização, garantindo assim uma posição diferenciada na sociedade onde atua, sendo fator decisivo da sua existência. Os clientes sentem-se orgulhosos de comprar produtos ou serviços de uma empresa com boa reputação e socialmente responsável, também por ficarem satisfeitos em participar juntamente e em prol de um ambiente melhor e para uma sociedade de princípios éticos.

3. HIPÓTESES

Os consumidores reconhecem as empresas que são participativas e envolvidas com a responsabilidade social, da mesma forma sua decisão de compra de um produto ou serviço são influenciados devido essa participação e obrigação socioambiental.

4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

Identificar na opinião dos consumidores as empresas que mais chamam atenção praticantes do tema responsabilidade social, quais as 10 marcas mais conhecidas e se esse fator influência no momento de escolha de um produto ou serviço adquirido.

4.2 Objetivos Específicos

1. Identificar as empresas mais reconhecidas no mercado como praticantes e com objetivos socioambientais.

2. Avaliar entre consumidores quais são dessas empresas serão mais citadas e se são influenciados por serem empresas de reponsabilidade sociais e ambientais.

3. Pontuar os fatores quais as mais reconhecidas entre os consumidores e qual a porcentagem de influencia.

5. METODOLOGIA

5.1 Caracterização da pesquisa

Será realizado o estudo em ambiente aberto, próximo a volume de pessoas no comercio local em um bairro da cidade de São Paulo.

5.2 Argumentação e abordagem:

Você (Senhor, Senhora) poderia nos informar o nome de alguma empresa que acredita ser exemplo de “Responsabilidade de Social”?

Questionário de Pesquisa: Cite dentre as empresas abaixo qual para você é modelo de responsabilidade social e preocupada com o bem estar de seus colaboradores e ambiente?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com