TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução dos Bichos animal

Por:   •  26/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de História

Análise da animação: “A Revolução dos Bichos”

 

Personagens e suas identificações

[pic 1]

[pic 2]

                                                                          [pic 3][pic 4]

                   

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]                                                      [pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]

        

[pic 13][pic 14]

Revolução Russa

    Como resumo básico,  a revolução russa se deu pelo fato do governo de Czar Nicolau II ter feito com que pensadores apoiassem ideias socialistas e liderasse toda uma sociedade a lutar por mudanças e melhorias na Rússia.Esta imensa nação estava sofrendo de crises, principalmente por consequência de seu antepassado feudal e atrasado. A Rússia logo começa seu processo de industrialização por conta de investimento estrangeiros, mão de obra barata e intervenção do Estado na economia. Surge então uma nova classe: os operários. São fortemente influenciados pelos socialistas já que seus ideais visavam uma igualdade social, algo que o povo procurava durante o governo autoritário de Czar numa Rússia que estava passando por fome e miséria. Deram-se inicio as manifestações contra Czar, uma vez que a Rússia se encontrava cada vez mais em crise interna, aumentando o sofrimento da sociedade. Esses manifestantes foram então chamados Sovietes. Mesmo tendo convocados assembléias e reprimido esses manifestantes, em Fevereiro de 1917 Czar é tirado do poder e começa assim um governo provisório. Porém esse governo, mesmo com certas melhorias, não tira a Rússia da Primeira Guerra Mundial e a classe operária não ganha devida melhoria. Então em Outubro do mesmo ano, um grupo chamado Bolcheviques toma o Palácio de Inverno. Os Bolcheviques eram liderados por Lênin, que foi um dos maiores líderes socialistas. Inicia-se então uma Revolução Socialista que beneficiou muito a sociedade russa. Lênin tira a Rússia da guerra, faz reforma agrária, etc. No entanto, a sua oposição não se conforma e então inicia-se uma guerra civil : Exercito Vermelho(Bolcheviques) contra o Exercito Branco(Mancheviques). Os Bolcheviques saem vitoriosos novamente. Em seguida, Lênin cria a NEP(nova política econômica). Depois da sua morte, Trotski e Stalin, que era seguidores de Lênin, entram em uma disputa de poder. Stalin arma um golpe e vence. Começa então um novo governo, porém um governo autoritário, cuja ideias socialistas foram totalmente retorcidas por Stalin.

Revolução Russa X Revolução dos Bichos

   George Orwell retrata de forma criativa e muito realista a Revolução Russa em seu livro “a Revolução dos Bichos”. A obra tem como foco principal criticar o stalinismo. Os papeis principais dos participantes da revolução russa foram representados no livro, porem em forma animal.

    Sr. Jones é o dono da Granja do Solar e trata seus animais de forma agressiva, fazendo-os trabalhar demais. Jones se mostra muito egoísta, se importando apenas com o benefício próprio e pouco liga para as condições de seus animais. Cansados de serem explorados, os animais se reúnem para ouvir o Major, o mais velho dos porcos. Major abre os olhos dos animais, mostrando que o ser humano não é necessário para a sobrevivência da granja. Major apresenta o Animalismo, que são ideais de uma sociedade igualitária entre os animais. O Animalismo, segundo Major, melhoraria a vida de todos, mas para isso eles teriam que tirar Jones da fazenda. Os animais então se revoltam, expulsam Jones da granja e o Animalismo então se espalha, liderado por Major. Várias mudanças ocorrem na granja, inclusive o próprio nome que passa a ser Fazenda animal. Jones tenta recuperar sua fazenda, mas os animais lutam com bravura contra Jones e seus vizinhos e vencem.

    Major morre pouco tempo depois, mas seus ensinamentos de uma sociedade igualitária tendem a continuar. Bola-de-Neve e Napoleão eram porcos e estavam dispostos a continuar a liderança na fazenda. São criados mandamentos que deveriam ser seguidos entre os animais como: “todos os animais são iguais”. Contudo, com o passar do tempo, a personalidade egoísta de Napoleão vai dando as caras. Enquanto os animais trabalhavam, Napoleão pensava no bem próprio e passava tempo planejando como manipular a fazenda. Bola-de Neve, por outro lado, pensava em ajudar a fazenda e seguia à risca os ideais passados por Major. Napoleão se sente ameaçado e arma um golpe em Bola-de-Neve. Faz com que os outros animais da fazenda pensem que Bola-de-Neve não passa de um traidor e que não que realmente a melhora coletiva na fazenda. Todos escutam Napoleão e se voltam conta Bola-de-Neve. Napoleão começa a liderar sozinha a fazenda, ao lado de seus cachorros e de Garganta, outro porco que era quem fazia a imagem de Napoleão parecer boa para os outros integrantes da fazenda. Conforme o tempo se passava, Napoleão foi se mostrando cada vez mais autoritário. Modificou os mandamentos da fazenda a modo que eles continuassem parecendo justos, mas na verdade se voltavam para benefício próprio de Napoleão. Os animais tiveram que trabalhar mais e mais e alguns deles foram percebendo quem Napoleão realmente era, mas outros confiavam nele. Os tentaram se manifestar eram fortemente reprimidos pelos cachorros de Napoleão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (411.9 Kb)   docx (643.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com