TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia Versus A Teoria De Planejar E Controlar

Artigo: A Tecnologia Versus A Teoria De Planejar E Controlar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

I. INTRODUÇÃO 04

II. PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO 05

III. OBJETIVOS 05

IV. TIPOS DE ORÇAMENTOS 05

V. TECNOLOGIA VERSUS PLANEJAMENTO 06

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

INTRODUÇÃO

As organizações estão procurando cada vez mais se adaptar às constantes mudanças ambientais e das incertezas. Dentro dessa ótica, o planejamento estratégico representa uma ferramenta indispensável na gestão das organizações a fim de precaverem-se das incertezas com técnicas e processos administrativos que permitam o planejamento de seu futuro, a elaboração de objetivos, estratégias, métodos e ações (ANSOFF e McDONNELL, 1993; BETHLEM, 1998).

Nesse sentido, o planejamento estratégico significa o ponto de partida na administração estratégica das organizações, independentemente de seus tamanhos e tipos.

I. PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

Planejamento orçamentário é uma forma que a empresa possui para analisar e projetar as atividades futuras como compras, entre outros.

Planejar é estabelecer com antecedência ações a serem executadas, estimar recursos que serão necessários e alocados, assim como atribuir as responsabilidades em relação a um período futuro pré-determinado. Desta forma, é possível identificar a existência de oportunidade e restrições tanto no âmbito interno quanto externo da organização (SANVICENTE, 2000, p. 16).

Orçamento pode ser definido como uma ferramenta que ira pegar os recursos utilizados pelos diversos setores de uma empresa, e controlar os resultados, comparando os resultados monetários relacionados a um histórico financeiro e operacional da instituição e uma visão estratégica dos objetivos futuros. Ou seja, ira realizar uma comparação entre os valores ofertados por cada fornecedor, para que assim possa optar pelo melhor serviço, melhor qualidade e menor preço.

II. OBJETIVOS

O planejamento orçamentário é dividido em três níveis específicos: estratégico, tático e operacional. Maximiano (2004, p. 153) define cada um dos níveis como:

1 - Estratégico – Define a visão futura da organização (produtos, serviços, clientes e mercado) bem como os objetivos de longo prazo.

2 - Tático – Define os objetivos e cursos de ação nas áreas funcionais (marketing, finanças, recursos humanos), visando à execução dos planos estratégicos.

3 - Operacional – Define atividades, recursos e formas de controles necessários para realizar os cursos de ação escolhidos.

Com isso podemos ver que o orçamento define uma meta para cada setor definido da empresa, para que assim possam ser conciliados as atividades da empresa e ter uma visão futura e um controle das decisões a serem tomadas pelo administrador. E seu objetivo maior é a redução de custos e gastos para a empresa.

III. TIPOS DE ORÇAMENTOS

O orçamento pode ser mais bem visualizado através dos seus diversos tipos. Gomes (2000, p. 15) descreve alguns dos tipos mais utilizados pelas organizações:

• Orçamento Administrativo: é aquele que é feito a priori e prevê os fatos administrativos de uma empresa ou entidade.

• Orçamento Anual: quadro em que se prevêem receita e despesa a serem realizadas ao longo de um ano.

• Orçamento Complementar: previsão adicional, isto é, que visa a complementação de um fato patrimonial ou verba.

• Orçamento de Aquisições: são cálculos para investimentos a serem realizados.

• Orçamento de Câmbio: expressão utilizada para designar uma previsão dos recebimentos e pagamentos em divisas, a serem realizados.

• Orçamento de Custos: previsão das despesas a serem realizadas para a execução da tarefa produtiva.

• Orçamento Público: é uma tabela da despesa e da receita, com suas fontes e origem legislativa. É uma previsão das possibilidades financeiras do Estado e ao mesmo tempo uma autorização do Poder Legislativo, para que os impostos possam ser arrecadados e as despesas efetuadas. Não se pode cobrar impostos ou efetuar despesas, sem que estejam consignadas na lei orçamentária. O orçamento é, portanto, instrumento da política financeira, destinado a orientar o poder público na execução do programa de governo.

Sendo assim, pode-se notar que existem diversas formas de orçamentos e que todas elas, servem para auxiliar na tomada de decisões.

IV. TECNOLOGIA VERSUS PLANEJAMENTO

As empresas bem organizadas sabem da importância e das vantagens de um bom planejamento de suas atividades em busca de seus objetivos. As constantes mudanças que estão ocorrendo no ambiente de negócios, muitas delas produzidas pela globalização dos mercados, estão exigindo das empresas cada vez mais o aprimoramento de seus processos de planejamento, avaliação e controle, tendo em vista a necessidade de tomada de decisões rápidas e de melhor qualidade que lhe assegurem o atendimento de seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade.

O orçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa, qualquer que seja seu ramo de atividade, natureza ou porte. Estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios da empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano, proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura.

É através do orçamento que se estabelece metas com a equipe, dando, assim, uma visão clara de onde a empresa quer chegar.

A prática do orçamento empresarial é uma das técnicas administrativas bastante utilizadas pelas grandes instituições empresariais, nacionais e multinacionais.

Quando se trabalha sem o orçamento, trabalha-se pensando somente no mês (faturamento) e não são muito raras as equipes de gerentes e supervisores, não conhecerem os objetivos e as metas da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com