TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia da Informação

Seminário: A Tecnologia da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Seminário  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

A Tecnologia da Informação (TI) traz recursos e técnicas que a cada dia tem mudado mais o rumo de nossas vidas, com novas formas de trabalho, de entretenimento, de pesquisas, de lazer etc. Formas estas que de tão variadas, nos impulsionam a um mundo diferente, um mundo onde prevalece a interação e comunicação, através da gama de informações disponíveis hoje nas diversas formas de mídias e veículos existentes. A TI nada mais é do que a informação buscando novas técnicas de se disseminar e ser compartilhada, favorecendo assim vários setores da economia. Como uma das principais ferramentas da TI, a internet veio para revolucionar tudo que se refere à informação, facilitando seu acesso e seu compartilhamento. A internet passou por diversas mudanças, caracterizando fases importantes onde favorece hoje não só a interação entre usuários em pontos distintos, mas a usabilidade de recursos antes só obtidos e acessados em máquinas locais. A internet proporcionou facilidades ao mundo corporativo também, pois a partir dela pôde-se reduzir custos com telefonia e diversos softwares.

A globalização foi algo inevitável, e com o advento da TI e seus avanços, as grandes potências, como EUA, Grã-Betanha e França, não são tão auto-suficientes como imaginamos, pois precisam de subsídios e matéria prima produzidos pelos países em desenvolvimento, como o Brasil, enfatizando ainda mais a globalização. Ocorre que para tal, necessita-se investir em comunicação, em meios e mecanismos que facilitem a troca de informações entre estas comunidades, proporcionando maior interação, e temos a internet como o principal meio de comunicação existente hoje, retratando as necessidades e anseios de forma mais ágil. O economista Virmond Richard, em um de seus artigos, descreveu que "O impacto da internet na economia e nas empresas poderá resultar em novos tipos de blocos econômicos e uma reordenação da ordem mundial". Com isso, as empresas hoje que não se adaptarem as atuais mudanças na Tecnologia da Informação, terão sérias dificuldades diante deste cenário econômico, que exigirá melhorias continuas nas fábricas, nos processos comerciais e na relação com usuário e consumidor.

Estamos vivendo a era da informação, onde tudo gira em torno do conhecimento. Não se tem conhecimento se não trabalharmos as informações expostas e obtidas diariamente nas diversas formas de mídias. Informações estas que podem ser inúteis, mas também de suma importância quando trabalhadas e selecionadas para os devidos ambientes e situações. A principal ferramenta na atual TI, que faz com que tudo isso aconteça, é a internet, que cada vez mais nos empurra a uma inclusão digital, que vem trazendo mais e mais pessoas ao seu encontro, não só por opção, mas por necessidade. Hoje o mundo passa por mudanças constantes, como guerras, crises financeiras, tragédias e atentados, acordos políticos que mudam a vida de uma sociedade, brigas religiosas, miséria, catástrofes naturais etc, e temos acesso a isso a todo instante, ou pelo menos quando quisermos, apenas com alguns cliques. A internet nos traz uma gama de informações relevantes e irrelevantes, que pode nos favorecer ou dificultar nossas vidas, vai depender de como trabalhamos com estas informações. Independente desta boa gestão da informação, a internet possibilita grandes transformações no aspecto social, político e organizacional, estreitando as relações humanas, permitindo interferências em nosso cotidiano mediante acontecimentos do outro lado do continente, e interagindo diversas organizações em qualquer parte do mundo, respectivamente. A internet pode também nos proporcionar um calabouço, pois se não policiarmos, acabamos vivendo num mundo virtual, trancado em redes sociais sem qualquer finalidade, um vício que assola boa parte da juventude hoje e que, a meu ver, atrasa o crescimento intelectual destas pessoas. Para percebermos a grandiosidade da internet hoje em nossas vidas, La Rocha, em um artigo para a revista Você S.A de 2008, diz que nos últimos 25.000 anos – contando apenas até 2002 – a humanidade gerou um volume de informação de 5 hexabytes. De lá até 2006 produzimos mais de 160 hexabytes. E a previsão até 2010 era de que produziríamos 900 hexabytes, portanto já passamos disso nos dias de hoje. O artigo quer mostrar que a tecnologia nos proporciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com