TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Transformação Pela Reengenharia

Artigo: A Transformação Pela Reengenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Artigo  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

A Transformação Pela Reengenharia

Com a privatização da Copesul em maio de 1992 buscando obter competitividade frente às transformações projetadas para o segmento petroquímico nacional decorrente da abertura de mercado e liberação dos preços, iniciadas no inicio da década de 90 no Brasil, se iniciou em 1993 uma profunda transformação gerencial. Este processo de mudança buscava no mercado internacional consultoria de grande experiência nesse tipo de projeto. Os trabalhos de reengenharia organizacional fundamentaram-se nos seguintes fatores: Foco nos processos fundamentais ao negócio da empresa; Atendimento equilibrado às necessidades das partes interessadas; Desenvolvimento de visão sistêmica; Trabalho em times com polivalência das pessoas; Disponibilização de informação ágil e compartilhada no nível necessário à ação; Foco no cliente e no mercado;Incentivo ao alto desempenho e ao aprendizado contínuo

A busca da excelência pela melhoria contínua

Após este redesenho foi constatado que o alcance da classe mundial seria obtido com base em dois pilares fundamentais: Pessoas – comprometidas e satisfeitas, com as novas práticas inseridas no Processo de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Tecnologia e Organização de Gestão efetivas, definidas nos demais processos.

No decorrer do segundo semestre de 1994, ao ser desenvolvido o primeiro ciclo de Planejamento Estratégico com base no Processo de Planejamento de Negócio, o Comitê Diretivo, formado pela Direção e Executivos decidiu fortalecer a nova identidade empresarial, nascendo o Sistema Copesul de Gestão. Nessa ocasião foram definidas a Visão, Missão e Valores e formulados os Objetivos e Estratégias com alcance de até 5 anos, passando a ser disseminados em toda a organização.

Dentre os objetivos estratégicos destacam-se as metas de alcançar padrões de desempenho e gestão de classe mundial até dezembro 97 e liderança competitiva na região de atuação, até 1999. Para a realização destes objetivos passamos a desenvolver ações sistematizadas em Planos de Ação, sob forma de projetos estratégicos. No que se refere ao desenvolvimento da gestão na busca da excelência a empresa passou a avaliar suas práticas segundo o modelo do Prêmio Nacional da Qualidade, concorrendo ao prêmio sistematicamente desde 95. As oportunidades de melhoria, após análise e priorização, se traduziam em projetos.

O desdobramento em planos de ação com horizontes de até 3 anos conta com a participação plena dos times e colaboradores que inserem no seu trabalho diário o compromisso com o alto desempenho e com as realizações necessárias à obtenção de melhores resultados no futuro. Os projetos são trabalhados intertimes, fortalecendo a visão de processos e dos resultados finais desejados para a organização. Clientes e fornecedores - chave são amplamente considerados na formulação dos planos e parcerias. O grau de consecução dos resultados da empresa é base para a definição do montante de recursos financeiros a ser pago como bônus por resultado. A distribuição, a partir daí, ocorre segundo o percentual de alcance dos resultados das Unidades e Times, privilegiando resultados coletivos, fortalecendo o conceito de Time.

Desenvolvimento do Sistema Copesul

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com