TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE IMAGENS NA PÓS MODERNIDADE E A CRIAÇÃO DE UMA PÁGINA NA INTERNET COM IMAGENS DE PAISAGENS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.

Por:   •  29/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 5

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE VITÓRIA

FACULDADES INTEGRADAS SÃO PEDRO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

HÉRLON JEKEL MASCARENHAS

A UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE IMAGENS NA PÓS MODERNIDADE E A CRIAÇÃO DE UMA PÁGINA NA INTERNET COM IMAGENS DE PAISAGENS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.

VITÓRIA

2020

HÉRLON JEKEL MASCARENHAS

A UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE IMAGENS NA PÓS MODERNIDADE E A CRIAÇÃO DE UMA PÁGINA NA INTERNET COM IMAGENS DE PAISAGENS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.

Projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda apresentado as Faculdades Integradas de São Pedro, sob orientação do prof. Felipe Dall’Orto.

VITÓRIA

2020

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

1.1        Objeto da Pesquisa        3

1.2 Formulação do Problema        4

1.3 Objetivos        4

1.3.1        Geral..        4

1.3.2  Específicos        4

1.4 Justificativa        4

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        5

  1. INTRODUÇÃO
  1. Objeto da Pesquisa

A imagem, em toda sua história sempre fez parte do cotidiano do homem, desde os desenhos e pinturas primitivas, até as selfies postadas nas redes atualmente.

Etienne Samain, em sua obra, o fotográfico (p. 296) enfatiza que os seres humanos precisam de símbolos e imagens para expressarem o que estão sentindo, e isso se mantém até os dias atuais, com fotos, símbolos (emojis), gifs etc.

Se tratando da fotografia, houveram e ainda há de vir diversas mudanças na fotografia digital. Lucia Santaella em seu livro Linguagens liquidas na era da mobilidade (p.394) diz que o tamanho das câmeras digitais e os celulares, transformaram a fotografia, os tornando mais acessível e fácil.

A popularização dos smartphones possibilitou e reforçou o ato de fotografar, seja para fins pessoais como foto do cotidiano, festa, selfie ou até mesmo para fins profissionais, como a fotografia de produtos e o fotojornalismo.

O fato é que, na atualidade, todos têm em suas mãos uma câmera de bolso, que contribui para facilidade e agilidade do campo da comunicação, estando no lugar certo, na hora certa. Com tudo, a área da comunicação ganha amplitude e novas formas de trabalhar, com auxílio dos dispositivos móveis e toda gama de ferramentas e facilidades que oferecem. Desta forma, pretende - se responder neste trabalho que forma os smartphones estão sendo utilizado como ferramenta de fotografia na comunicação contemporânea.

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia. Mobile. Pós-modernidade

1.2 Formulação do Problema

De que forma o Smartphone pode ser utilizado como ferramenta de fotografia na comunicação da contemporaneidade?

1.3 Objetivos

  1. Geral

  • Analisar o uso da fotografia por smartphones na comunicação e na produção de imagens.

1.3.2  Específicos

  • Compreender como a fotografia mobile está sendo usada na contemporaneidade pelas empresas e pelos usuários;
  • Analisar como a Câmera do celular está substituindo as câmeras profissionais e a facilidade de acesso;
  • Explorar de que forma o uso do celular como principal ferramenta de fotografia muda a produção e difusão de imagens.

1.4 Justificativa

Com este trabalho propõe-se investigar o uso do smartphone como ferramenta para fotografar, tendo em vista de que o mercado vem mudando grandemente, principalmente quando relacionado a tempo de produção de conteúdo e a facilidade.

 

A comunicação hoje está vivendo no imediatismo, onde é preciso digerir uma enxurrada de mensagens, conteúdos, campanhas e assuntos o tempo inteiro.

Para tanto, as empresas e até mesmo pequenos empresários devem se adequar ao ritmo acelerado de produção, do contrário, poderão apresentar um conteúdo não tão relevante ou inovador.

O fato de a quantidade de conteúdos ter aumentado abundantemente, originou-se em uma sociedade que consome e descarta respectivamente uma quantidade muito grande informações.

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman definiu estes tempos imediatos como tempos líquidos, onde tudo se modifica de forma instantânea.

Desta forma, se faz necessário otimizar tempo de produção. Com o smartphone, as fotos são capturadas, produzidas e disparadas instantaneamente, tendo uma produção mais rápida e prática, com a facilidade de manuseio e transporte.

Ocorre ainda que moradores da Grande Vitória ainda desconhecem diversos lugares do Estado. Com tudo, um dos propósitos deste trabalho é produzir um conteúdo fotográfico através de uma página no Facebook com imagens capturadas e tratadas no smartphone, a fim de incentivar o turismo no Espírito Santo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SAMAIN, ETTIENE. O Fotográfico. 2ª ed. São Paulo. Hucitec/Senac, 2005.

HARVEY, DAVID. A condição pós moderna. São Paulo. Loyola, 2013.

SANTAELLA, LUCIA. Linguagens liquidas na era da mobilidade. São Paulo. Paulos, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com