TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A característica de clientes

Artigo: A característica de clientes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Artigo  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

Clientes

Cliente é uma organização ou pessoa que recebe um produto ou serviço, a palavra cliente pode ser usada como sinónimo de comprador (a pessoa que compra o produto), usuario-consumidor (a pessoa que utiliza e consome o serviço ou produto). O profissional dos novos tempos percebeu que não trabalha para um empregador, mas para o cliente externo. Mas o sucesso desse relacionamento com o cliente externo depende de um relacionamento coeso com a cadeia formada por fornecedores e clientes internos, elementos essenciais no atendimento dos objetivos da empresa.

Onde o cliente externo de uma empresa é o cliente final ou intermediário, tipo quem compra o produto ou serviço da mesma. Já o cliente interno trata-se de um departamento, ou funcionário da empresa em relação a outro. É um poderoso aliado que pode em muito contribuir para o aumento de vendas ou no processo. Por analogia infere-se que a empresa que deseja proporcionar satisfação dos seus clientes externos deve, prioritariamente, investir na formação, preparação e satisfação dos seus clientes internos, ou seja, dos colaboradores.

Os clientes externos já se dividem em alguns grupos classificativos como os clientes intermediários que são aqueles que adquirem os produtos para revenda ou para industrialização. Ex: Distribuidores, representantes, atacadistas, etc. O que diferencia os clientes intermediários para os clientes finais é que eles não exercem o papel de usuário do produto. Já os clientes finais são os consumidores propriamente dito. Aquele que compra barras de ferro para fazer lustres não é o cliente final e sim aquele que comprar 1 lustre pra por na sua casa. Ex: Consumidores (pessoas ou empresas). Também temos dentro dos clientes externos os individuais e os coletivos, são considerados individuais aqueles que as compras e necessidades são atendidos individualmente, por mais que seja uma empresa, já os clientes coletivos são atendidos as suas necessidades como um todo, sendo assim não tem como medir quanto cada cliente usou daquele determinado serviço ou produto.

Então Cliente é o que tem acesso a várias opções de escolha de qualquer produto. Nisso cliente é apresentado como qualquer pessoa que seja impactada pelo produto ou processo, pode-se afirmar que o cliente é qualquer pessoa que participe do processo, desde a sua concepção até o seu consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com