TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A de Porter

Por:   •  19/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz Porter

Michael Porter no livro “Competitive Strategy: Techniques for analysing Industries and Competitors” criou um modelo de analise mercadológica, muito mais conhecida como as “Cinco Forças de Porter” que identificam as forças que atuam no mercado.

As forças são:

  • Rivalidade entre os concorrentes
  • Poder de negociação dos fornecedores
  • Poder de negociação dos clientes
  • Ameaças de novos entrantes
  • Ameaças de produtos substitutos

Esse modelo de analise explica os fatores que influenciam o mercado e que afetam o comportamento de compra. Tem como objetivo entender o ambiente competitivo e identificar ações e estratégias futura para se obter vantagem no mercado.

A figura abaixo representa as forças de porter:

[pic 1]

Rivalidade entre os concorrentes

A rivalidade entre os concorrentes competidores evidencia-se na disputa por posições táticas que envolvem preço, propaganda, introdução de novos produtos, aumento de serviços ao consumidor ou melhora nos programas de distribuição, com o objetivo de aumentar o market share da empresa, em um determinado mercado.

A intensidade de rivalidade entre produtos e serviços similares é influenciada por muitos fatores. Alguns até podem ocasionar o aumento do potencial de mercado como um todo, em compensação, outros fatores podem deixar o mercado menos atrativo.

  • O numero de concorrentes é muito grande

Um número elevado de empresas aumenta a rivalidade porque mais empresas competem pelos mesmos consumidores e recursos. Ainda que existam, relativamente, poucas empresas no mercado, se elas forem similares no tamanho e nos recursos disponíveis, tal fato gera instabilidade, já que elas terão o mesmo poder para competir pelos recursos e consumidores.

A empresa Horti Truck, em seu plano de marketing, buscou a formalização com a administração responsável por cada condomínio a ser trabalhado, realizando assim uma parceria vantajosa perante seus concorrentes, conseguindo um contrato de exclusividade com os condomínios parceiros e sendo a primeira empresa a oferecer seus serviços dentro de condomínios.

  • A taxa de crescimento de mercado

Em um mercado em crescimento, as empresas estão aptas a aumentar suas receitas pela simples expansão do mercado. A empresa Horti Truck expande seu negocio com o lançamento de um novo serviço oferecido pela empresa, atendendo condomínios horizontais, utilizando ações de marketing direto para atingir a curiosidade do publico.  

  • Custos de estocagem

Alto custo de estocagem ou produtos muitos perecíveis podem provocar a necessidade de uma venda rápida; Assim a empresa Horti Truck criou estratégias de atração de clientes para incentivar o publico a consumir determinados produtos, assim dando giro rápido em suas mercadorias relativamente parada e evitando o desperdício de seus produtos altamente perecíveis.

Ameaças de Novos Entrantes

A entrada de novos concorrentes em um mercado gera novas condições, o desejo de ganhar market share e, frequentemente recursos adicionais. Preços podem ser reduzidos e custos serem inflacionados, diminuindo a lucratividade do mercado como um todo. A ameaça de um novo concorrente depende da presença de barreiras á sua entrada e da reação das empresas já existentes.

A empresa Horti Truck é uma entrante em potencial no mercado de Araraquara, mostrando seus diferenciais frente as demais empresas do setor, administrando um nicho muito forte de mercado.

Horti Truck é uma feira intinerante que oferece uma ampla variedade de produtos orgânicos para quem busca uma alimentação equilibrada e uma vida mais saudável. Proporcionar uma ótima experiência de compra para nossos clientes, oferecendo os melhores produtos coma segurança do seu lar.

Trabalhando com dedicação e eficiência, visando atender com excelência o nosso publico.

Apesar de todo diferencial, não podemos deixar de considerar a possibilidade de novos entrantes no mesmo seguimento, por isso é fundamental a analise das barreiras consideradas:

  • Exigência de capital

Para qualquer empreendimento é necessário um investimentos alto, apesar da atual situação econômica brasileira, existem barreiras para a entrada de novos concorrentes.

A empresa Horti Truck conta com capital próprio de 2.500.000,00 para investimentos, e prevê retorno total do investimento em até 5 anos. Isso nos garante a frente de novos entrantes.

  • Economia em escala

Baixa economia de escala facilita a entrada de uma nova empresa no mercado. O novo concorrente, embora não esteja participando do mercado, pode obter alguma sinergia potencial que lhe permitira começar a competir. A empresa Horti Truck trabalha com uma larga escala de produtos, suprindo as necessidades do seu publico alvo, levando em consideração seus serviços que alem de promover a sinestesia de feira, gera lucratividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com