TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do marketing, suas vantagens e desvantagens

Tese: A importância do marketing, suas vantagens e desvantagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do marketing, e suas vantagens e desvantagens

O marketing está por toda parte. Formal ou informalmente, pessoas e organizações. O bom marketing tem se tornado um ingrediente cada vez mais indispensável para o sucesso dos negócios, e ele afeta profundamente nossa vida cotidiana. Está em tudo que fazemos, desde as roupas que vestimos os sites em que clicamos e passando pelos anúncios que vemos.

Para muitos empreendedores, o marketing não costuma ser considerado importante. E esse é o maior problema quando vivemos em um mundo globalizado e temos cada vez mais que lidar com concorrentes extremamente estratégicos e ávidos para roubar seu mercado.

O sucesso financeiro muitas vezes depende da habilidade de marketing. Como finanças, operações, contabilidade e outras funções de negócios, não terão sentido se não houver uma demanda para produtos e serviços suficientes para que a empresa obtenha lucro.

O marketing, no entanto, não é nada simples, muitas empresas após se defrontar com consumidores mais exigentes e novos concorrentes, tiveram de repensar seus modelos de negócios, como por exemplo, Microsoft, Wal-Mart, Nike não podendo se descuidar da mudança. A inovação permite ganhos de eficiência em processos e aumenta o nível de competitividade que é um fator importante no crescimento econômico.

Mas tomar as decisões corretas nem sempre é tão fácil. Os gerentes de marketing precisam tomar decisões importantes, como quais características incluir em um novo produto, a que preço oferecê-lo aos consumidores, onde vender seus produtos e quanto gastar em propaganda e vendas. E também tomar decisões mais detalhadas, como escolher produtos e quanto gastar em propaganda e vendas.

O marketing de um modo geral, não é apenas a criação de um comercial para vender um produto, como muitos acreditam. O marketing é parte importante para gerenciar a comunicação interna da empresa, criar ações para melhorar a satisfação dos clientes, cuidar da imagem da empresa/marca em canais para garantir uma boa reputação para evitar perder novos clientes, e principalmente é através do marketing que são definidas as ações para gerar novas vendas, leads ou contratos de uma empresa. É através dele que ações estratégicas são criadas para manter o fluxo de receita da empresa de forma sustentável e também garantir que a empresa se mantenha durante os próximos anos.

Vantagem do Marketing:

O que antigamente era apenas um luxo de empresas bem sucedidas, hoje é praticamente uma obrigação para qualquer uma que deseja ser vista – e consequentemente, lembrada. Uma empresa não consegue mais ir muito longe se não fizer o seu Marketing, seja ele off-line ou on-line, devido à alta concorrência no mercado atual.

O Marketing é fundamental para diferenciar o seu produto / serviço do seu concorrente, que muitas vezes oferece o mesmo que você. E se for o contrário, ou seja, você fornece algo que ninguém possui, também irá precisar do Marketing para se promover. Afinal, não basta o seu produto ser bom, ele tem que se destacar no mercado para despertar o desejo de compra no consumidor. Não tem jeito, é algo que deve ser feito – e muito bem feito, por sinal!

Desvantagem:

Infelizmente, ainda encontramos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com