TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência do consumidor e a difusão das inovações

Por:   •  23/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

Henry Bombarda – 309649

Comportamento do Consumidor – Prof.ª M.ª Elizeth

A Influência do Consumidor e a Difusão de Inovações

O capítulo começa discorrendo sobre a liderança de opinião, e cita o marketing boca a boca, como sendo de forte impacto entre os consumidores, uma vez que o “líder de opinião”, influencia as ações ou atitudes de terceiros (recebedor de opinião). Principalmente quando o indivíduo não entende muito sobre o assunto, e passa a ser um “buscador de opinião”, e pede auxílio a amigos, vizinhos, etc.

A liderança de opinião apresenta-se extremamente forte e eficaz, e, alguns dos motivos que influenciam isso nos líderes de opinião são: credibilidade – o fato de o líder de opinião não receber nenhuma compensação e fundamentar suas opiniões em experiências vividas, faz com quem o recebedor reduza o risco percebido e seja mais propenso a consumir – informações positivas e negativas – muitas vezes as informações passadas pelos profissionais de marketing são favoráveis ao produto, porém, o líder de opinião oferece avaliações favoráveis e desfavoráveis – informações e orientações – os líderes de opinião podem simplesmente conversar sobre a experiência com o produto, falar o que sabe, ou aconselhar a compra ou não de determinado produto.

O líder de opinião pode tornar-se recebedor de opinião quando muda o universo a ser discutido, pois, muitas vezes, ele é especialista em uma área, mas não em outra. E também pode ser influenciado, pois a liderança de opinião é uma via de mão dupla.

Há também os colegas de compras, que são pessoas que estão juntas na hora da compra, e também podem influenciar na decisão de compra.

A liderança de opinião pode ser mensurada em quatro técnicas:

  • Método de autodesignação – os respondentes são avaliados até que ponto forneceram informações a outras pessoas.
  • Método sociométrico – os respondentes identificam os indivíduos a quem forneceram informações.
  • Informante-chave – uma pessoa altamente informada, e é solicitado a identificar quais indivíduos de um grupo são os mais propensos a serem líderes de opinião.
  • Método objetivo – envolve o oferecimento de produtos a indivíduos selecionados e depois é traçada uma “rede” resultante das comunicações interpessoais.

Existem também os conhecedores do mercado, ou seja, pessoas que possuem muitas informações acerca de produtos, lojas de produtos, varejistas, etc.

Duas pessoas não marcam um encontro para falar sobre determinados produtos, porém, a proximidade aumenta a ocorrência da conversa sobre determinados produtos, por exemplo, vizinhos, familiares, etc.

A teoria do fluxo de comunicações em dois passos pode ser explicada como os líderes de opinião recebendo a informação ou ideia de um veículo de comunicação de massa, e passando para os recebedores de opinião.

A teoria do fluxo de comunicação em múltiplos passos é mais abrangente, e diz que os líderes de opinião também podem ser influenciados pelos recebedores, de acordo com a informação recebida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com