TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A propaganda

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

A propaganda é feita pelo anunciante é o responsável que vai promover o produto ou serviço, e pelo veiculo de comunicação, que leva as mensagens do anunciante até os consumidores.

Entre o anunciante o veículo, existe três processos que ajudaram para a realização da propaganda sendo elas: o corretor de propaganda, a agência e os fornecedores e produtoras especializadas.

O Corretor de propaganda é um profissional que auxilia o anunciante

Agência de propaganda que irá ajudar o anunciante em caso de lançamentos e criações de uma empresa. E assim a agência com seu conhecimento, experiência e profissionais especializados, poderá cuidar do planejamento da propaganda a ser transmitida, das informações a serem passadas, da criação das mensagens (anúncios, comerciais de tv, cartazes, folhetos), e a produção dessas mensagens, aqui entra o trabalho dos fornecedores e produtoras especializadas (irá cuidar da produção das peças como produtoras de áudio, e vídeo, departamento de criação, estúdios fotográficos, gráficas, etc), após terá a escolha dos veículos mais adequados para aquela propagando e a pesquisa dos horários e espaços certos para o publico alvo.

No geral, o anunciante, conhecido como cliente, é empresa, pessoa ou instituição que faz o uso da propaganda para resolver algum problema de comunicação.

Existem dois grandes grupos que levam o anunciante (cliente) a fazer propaganda como: a propaganda promocional e a propaganda institucional.

A propaganda promocional é a venda de produtos ou serviços de uma empresa. Podendo ser direta (com um anúncio sobre a liquidação desconto lançamentos) e a indireta (onde se anuncia as virtudes ou simplesmente o nome de determinada marca de produto ou serviço). E assim as pessoas compram os produtos que mais conhece e ficam bem informadas e com isso a propaganda gera uma importância fundamental para o processo econômico.

Algumas principais tarefas como instrumento de promoção:

- divulgação da marca ou empresa: para se tornar conhecida pelos consumidores;

- promoção da marca: aumenta sua presença entre os consumidores e que mostrando ser melhor do que a concorrência.

- criação e expansão do mercado: conquista a lealdade dos consumidores;

- correção do mercado: quando a imagem da marca ou empresa não estiver sendo percebida pelos consumidores, aí é corrigida e feita para que assim possa atingir o público;

- consolidação do mercado: precisam-se tornar confiáveis as qualidades da marca ou empresa.

Falando agora sobre a propaganda institucional, existem dois tipos e sendo elas a direta e a indireta. A propaganda institucional direta, mais comum realizada é a que explica a filosofia, os objetivos e ações das organizações públicas e privadas. Sendo mais breve, ela não indica o produto em si, e sim a empresa ou instituição, visando moldar a opinião pública e provocando mudanças na imagem desta empresa, enfim criando uma boa imagem da marca.

E a propaganda institucional indireta, não se fala diretamente sobre a marca, como por exemplo: fundo cultural (promovendo algum tipo de expressão artística); utilidade pública (incentivando os comportamentos úteis, pessoal e socialmente); caráter beneficente (promovendo ações beneficentes em objetivo de causas sociais); fundo cívico (destacando data de eventos).

Voltando um pouco assunto, o veículo de comunicação é onde tudo irá acontecer e tudo que falamos até aqui ganhará ação diante dos consumidores. E falando pouco desse veículo, existem vários tipos de material editorial e propaganda (como a televisão) ou ser apenas um divulgador de propaganda (como o cartaz), pode ser de consumo amplo e público (como a tv ou o jornal, também a revista ou até mesmo a internet).

O veículo pode ser internacional, nacional, regional e local. E é responsabilidade do anunciante em pagar por essa veiculação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com