TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação entre o indivíduo e o social

Seminário: A relação entre o indivíduo e o social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  Seminário  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  209 Visualizações

Relações entre o indivíduo e o social

O social é organizado através da cultura, economia e política ou seja o social é considerado tudo que venha do coletivo, que ultrapasse o indivíduo. A sociedade em equilíbrio significa que existem vários indivíduos com leis, deveres e direitos em comum é necessário que os indivíduos estejam organizados para ter uma sociedade com bons resultados. Desde que nascemos somos preparados para vivermos em sociedade através dos nossos pais e educadores. No social temos que respeitar e impor limites para outros indivíduos, temos que saber se colocar no lugar do outro e não só pensarmos no eu. Porém existem alguns fatores psíquicos como o afeto, defesa, projeção, identificação e desejo que podem afetar o social, pois eles influenciam diretamente o indivíduo.

Complexidade do viver coletivo

O social e o indivíduo “vivem” em círculos, pois o social é formado através do instinto, desejos e ambições do indivíduo, assim se formam a cultura, o objetivo em comum (ideologia), política e etc. Por outro lado o indivíduo sofre influência da sociedade para descobrir seus desejos e ambições.

Exemplos do cotidiano

Viver em sociedade não é simplesmente uma escolha, vivemos em sociedade por necessidade também. O ser humano sente falta de companhia e sofre com a solidão. É necessário conversar trocar ideias, dar e receber afeto.

Conclusão

Portanto, os indivíduos precisam viver em sociedade para satisfazer suas próprias necessidades e desenvolver seu intelecto. O social e o indivíduo são complementos um do outro.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com