TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A tecnologia da informação como vantagem competitiva

Artigo: A tecnologia da informação como vantagem competitiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Com o aumento na utilização da TI, atrelada as mais variadas formas e capacidades de telecomunicação, as analises relacionadas às mudanças organizacionais e os impactos nos locais de trabalho têm sido muito mais comuns.

Ao analisarmos as empresas baseando-nos em um contexto geral, verificamos que nos últimos quarenta (40) anos as mesmas vêm enfrentando a transição de uma economia industrial para uma baseada na tecnologia e informação.

Nesse tipo de situação o sucesso não depende apenas do que a organização possui em seu imobilizado, mas sim da facilidade de acesso a novas tendências tecnológicas que propiciem informações precisas e formas de organizar processos, reduzindo custos para gerar maior rentabilidade e aceitação aos negócios.

2. O IMPACTO DA TI SOBRE O AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES

Essa capacidade de gerar impacto existe devido às inúmeras facilidades que estes sistemas podem nos oferecer em nossas rotinas empresariais. E para que isto fique mais bem entendido citarei exemplos de algumas funções possíveis de serem executadas.

Uma delas é a sua aplicação para a tomada de decisões e a solução de problemas relacionados com a vantagem competitiva das empresas. Desta maneira estes sistemas concentram-se na garantia da prosperidade da empresa bem como a sua sobrevivência no mercado. O Objetivo destes mecanismos é oferecer condições para competir no mercado de igual para igual com seus concorrentes ou substitutos em geral.

O MRP II- Material Requirements Planning (Planejamento das Necessidades de Materiais) é outra importante ferramenta utilizada nas empresas fabricantes, pois constitui-se num método para o planejamento e controle eficaz, totalmente integrado trabalhando de cima para baixo e com possibilidade de feedback de baixo para cima. O sistema oferece uma coordenação entre marketing, finanças e produção.

A utilização da TI permite uma relação mais estreita entre empresa e fornecedores, na medida em que qualquer pedido ou sugestão da parte da empresa é possível de ser atendida ou apenas testada pelos fornecedores, assim permitindo uma modificação na maneira de pensar e de agir dos produtores e consumidores.

3. A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA

A TI proporciona às organizações, profissionais, usuários e a sociedade maior capacidade para ampliar, adquirir, manipular e comunicar informações referentes aos negócios, vida profissional e pessoal de todos. Permite ultrapassar todo um conjunto de barreiras na medida em que existe uma nova maneira de pensar, pois em tempo real é possível às empresas agirem e reagirem rapidamente aos clientes, mercados e concorrência.

Vários modelos podem ser utilizados nos mais variados setores das empresas sendo que dentre os quais podemos citar os Sistemas de Processamento de Transações (SPTs), Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) e os Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs), os quais em sua maioria são possuidores de imenso número de informações que por sua vez devem ser muito bem administradas para garantir a sua segurança e melhor utilização. Garrison (1988, pag.12), afirma que a informação é o motor que move os gestores.

A informação possui extrema importância no apoio as estratégias e processos de tomada de decisões, bem como no controle das operações empresariais. Sua administração consiste inicialmente em identificar as necessidades e requisitos da informação, coleta de dados, classificação, tratamento e armazenamento dos mesmos. Onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com