TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria de Taylor

Seminário: A teoria de Taylor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Seminário  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

1. Foi possível observar algumas características da Teoria de Taylor, como a racionalização do trabalho, linha de produção, divisão do trabalho, incentivos por produtividade e supervisão funcional. Também observamos características da Teoria de sistemas Abertos, como a interação entre as partes, o homem funcional e o ambiente externo. Há presença de características do Toyotismo, como o “Just in time” (produção de acordo com a demanda, sem utilização de estoque) e o uso de máquinas para agilizar o processo. E além desses, o fordismo marca presença com o uso avançado do marketing, vide as propagandas que o McDonald’s faz na televisão (“Amo muito tudo isso!”).

2. O estudo de tempos e movimentos proveniente de Frederick Taylor é um importantíssimo aspecto manifestado no McDonald’s. Com o rendimento de cada operário em evidência, torna-se possível criar um padrão de como produzir e, se preciso, corrigir movimentos desnecessários para uma maior otimização da produção. Outro importante princípio na administração da empresa é o sistema de incentivo. Os trabalhadores com os melhores rendimentos são privilegiados e ganham destaque, sendo estimulados para se esforçarem, gerando benefícios para si e para o todo. Assim, pode-se observar que a empresa visa atender a um dos principais objetivos da administração científica: obter a cooperação dos trabalhadores. Além disso, vale ressaltar a linha de produção e a divisão do trabalho. As linhas de produção contribuem para uma maior organização do estabelecimento. No McDonald’s, há um setor para carne vermelha, outro para carne branca e outro para descarte, por exemplo. Cada pregado tem uma função limitada dentro da produção, o que faz com que sejam especializados.

3. Uma prática motivacional vista é a premiação de funcionário do mês, na qual o funcionário que obtiver melhor desempenho ao longo do mês é eleito o “funcionário do mês”, recebe uma bonificação de 25% no salário e o reconhecimento com uma foto sua em um quadro na loja em que trabalha. Outra prática é o investimento em treinamento dos empregados, o que pode não parecer algo extremamente importante, demonstra ter um grande valor para os trabalhadores, uma vez que estão cada vez mais se aperfeiçoando em tarefas e aprendendo outras novas que mostram a possibilidade de ascensão dentro da própria rede ou em outro estabelecimento, o que eleva o ego. Além disso, existe uma aproximação entre os funcionários que ocupam cargos mais altos e aqueles que estão nos cargos mais simples, deixando-os mais a vontade para opinar e sugerir novas ideias e também os torna mais “íntimos” do estabelecimento, dessa forma trabalharão com mais afinco, uma vez que criam uma relação de carinho com a loja. No fim, a consequência de todas essas práticas é a maior cooperação dos trabalhadores e a possibilidade de oferecer um serviço com melhor qualidade.

4. Em resposta às pressões ambientais, e à crescente concorrência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com