TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Responsabilidade Corporativa

Por:   •  24/8/2023  •  Dissertação  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 3

BELAS ARTES

Marketing- Ética e Responsabilidade Corporativa

   

Nome: Victória Osada da Mota

RM: 2220285

São Paulo, 2022

VICTÓRIA OSADA DA MOTA

Atividade dissertativa para Ética e Responsabilidade Corporativa.

SÃO PAULO

2022

SUMÁRIO

Texto……………………………………………………. 4

Referências……………………………………………..5

Ética e Responsabilidade Corporativa

A convivência harmoniosa entre duas ou mais pessoas que compartilham objetivos comuns é a base da sociedade humana. No entanto, viver em sociedade apresenta desafios e é uma necessidade fundamental para nossa existência.

Quando surgem conflitos, a negociação se torna crucial para alcançar um resultado que seja satisfatório para todas as partes envolvidas. No entanto, quando uma das partes demonstra desrespeito pelos direitos da outra, a relação se torna complexa (Antunes, 2012).

A ética desempenha um papel essencial não apenas na promoção de relações saudáveis entre indivíduos, mas também na preservação da sociedade como um todo. No entanto, a dificuldade reside no fato de que nem todos concordam sobre o que constitui comportamentos respeitosos. As discordâncias em relação ao que é certo ou errado, justo ou injusto, bom ou ruim são comuns.

Podemos citar como exemplo do relativismo sobre o certo ou errado, uma relação familiar, na qual um pai de família da geração baby boomer fez parte de uma criação familiar mais conservadora, rígida e autoritária. Entretanto, teve netos que são parte da geração Z, uma geração que cresce com a tecnologia na palma da mão, possui flexibilidade até no modo de trabalho. Uma geração digital, por sua maioria ativistas, com pensamentos abertos. Em ambas situações não podemos colocar como lei o que é certo ou errado, é o modo que essas pessoas foram inseridas na sociedade cada uma em sua época e situação geracional condizente.

No mundo corporativo, ser reconhecida como uma empresa ética significa que ela é repleta de virtudes, como a honestidade, a transparência e a integridade de conduta (DAINEZE, 2010). A corporação é formada pelos colaboradores, que devem estar de acordo com a missão e valores desta empresa. Um exemplo desse meio é o modo de trabalho home office, para um feirante esse modelo de trabalho não funciona pois ele precisa estar presencialmente atendendo aos clientes, vendendo seus produtos. Já para um desenvolvedor de software, o home office o faz ganhar tempo/ qualidade de vida, e é uma profissão que o permite trabalhar de casa, não há certo e errado, o trabalho de ambos serão feitos mas demandam coisas diferentes.

Um exemplo da relatividade da ética em esfera internacional é o consumo de insetos, ratos, carne de cachorro que é feito na China, e no Brasil o consumo de insetos é considerado nojento e a carne de cachorro seria considerada crime. Mas são costumes que permeiam na China desde a época de guerra, é considerado normal.

 É importante reconhecer que os valores que adotamos não são exclusivamente nossos; eles são moldados ao longo do nosso desenvolvimento, influenciados pelas pessoas ao nosso redor e pelo ambiente em que crescemos. Com o tempo, cada indivíduo faz escolhas pessoais e está sujeito a mudanças, pois todos nós evoluímos, sem exceção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com