TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Responsabilidade Social

Por:   •  11/4/2020  •  Dissertação  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

O âmbito social humano sempre foi envolto de interesses divergentes. Neste contexto, o evitamento de conflitos só é possível a partir de um comportamento marcado como o comportamento ideal. A ética é o campo do conhecimento que traça essa definição e avalia o comportamento dos indivíduos e das organizações, a fim de promover um código de conduta ou, ainda, código de ética. A ética não se trata, no entanto, de um conjunto de leis mas sim de uma reflexão que nos permite a vida em sociedade.

A moral, por sua vez, é uma ordenação de valores, o que define as ideias os ideais que norteiam a vida do indivíduo, uma distinção feita por ele entre o bem o mal que serão determinantes para as suas ações ao decorrer de suas vidas. A ética se torna uma forma de colocar em prática os valores morais de uma sociedade.

A Responsabilidade Social, por sua vez, se trata de uma obrigação de uma organização em atuar de forma que trabalhe seus próprios interesses mas, também, considere em um mesmo nível o público externo, a partir de ações e decisões que assegurem os interesses e bem-estar social.

As organizações, de quaisquer fins que sejam, são instituições sociais que “existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade da vida da mesma”. (GONZÁLEZ, 2009). Desta forma, a ética, a moral e a responsabilidade social devem conduzir as empresas e corporações privadas para que haja sempre o bem-estar social e garanta-se a normalidade e equilíbrio do ecossistema social.

Existem dois princípios básicos, tratados por Andrew Carnegie, que estabelecem a responsabilidade social corporativa, sendo estes a caridade e o zelo. A Caridade envolve o princípio de que a parcela mais afortunada da sociedade têm o dever de assistir aos menos afortunados - esta assistência pode ser direta ou, até meio, por meio de instituições como igrejas e associações. O Zelo, por sua vez, estabelece que os indivíduos mais ricos devem ser detentores de um bem que é da sociedade, mas a eles pertencem: o dinheiro. A partir dele, faz-se uso do dinheiro com uma finalidade que a sociedade julgar legítima.

A vivência empresarial deve ser consciente de seu papel da sociedade e pautar seu crescimento junto à responsabilidade com o meio ambiente, com a sociedade e com seu trabalhadores, mantendo um equilíbrio entre estas vertentes.

REFERÊNCIAS

GONAZALEZ, Carmen Izabel Centena. Ética e Responsabilidade Social. Cadernos da Escola Judicial do TRT da 4ª Região – nº 02-2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com