TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Responsabilidade Social

Por:   •  23/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Veiga de Almeida

Talita Reis Falcão

Marketing

Ética e Responsabilidade Social

AVA2

Como as empresas vêm contribuindo individualmente para as ODS? 

2022

A agenda 2030 para o

desenvolvimento sustentável

Considerando que cresce a demanda da sociedade por uma atuação socioambiental por parte dos tomadores de decisão e do setor privado, realize uma pesquisa identificando algumas empresas que estejam focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mostrando suas ações.

Reflita: como as empresas vêm contribuindo individualmente para as ODS?

Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação global que tem a missão de acabar com a pobreza, proteção do meio ambiente e clima e a garantia de paz e prosperidade para as pessoas. O setor privado é muito importante nesse processo pois é o grande detentor de poder econômico.

Mudanças climáticas, poluição e perda da biodiversidade constituem as três crises planetárias que juntas são as maiores causadoras de danos à saúde humana e ao meio ambiente. O tipo de mudança necessária para trazer melhorias para o nosso futuro e o futuro de nossas gerações inclui alcançar os ODS e tornar consciente 

nossa sociedade.

O problema ambiental afeta principalmente os mais pobres e vulneráveis que não possuem recursos financeiros e materiais para se protegerem dos impactos dessas mudanças.

Cerca de um quarto das doenças são provenientes da poluição do ar e do meio ambiente.

Fazer uma transformação no sistema econômico e social ajuda a melhorar a nossa relação com a natureza. Alguns exemplos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que são ações que podem proporcionar essa melhoria são: 3 Saúde e Bem estar, 12 Consumo e produção Responsável, 13 Ação contra a Mudança

Global do Clima e 15 Vida Terrestre, 2 Fome zero e agricultura sustentável, 11 cidades e comunidades sustentáveis.

Abaixo trago alguns exemplos de empresas que implementaram os ODS:

Braskem é uma empresa que possui o plástico como principal produto, defende uma economia circular, ela busca o equilíbrio social, econômico, e ambiental fomentando ações de sustentabilidade. Com isso, através da reciclagem, o plástico que é utilizado é reinserido no processo de produção, o que diminui o descarte e o uso dos recursos naturais. Mais de 8 mil catadores e 70 cooperativas são apoiadas pela empresa, 100 mil resíduos que iriam para aterros são recuperados.

Sendo assim a Braskem está de acordo com os ODS 12 consumo e produção sustentável, 9 Industria, inovação e infraestrutura e 11 cidades e comunidades sustentáveis.

Sodexo uma iniciativa de doação e voluntariado fez com que a Sodexo transformasse a ação em um projeto institucional. O Instituto Stop Hunger nasceu a partir das ações de alguns colaboradores da empresa que perceberam a deficiência na alimentação de crianças menos favorecidas no período de férias escolares. Segundo o líder de sustentabilidade na Sodexo e também superintendente do instituto, a preocupação também é com o empreendedorismo e desenvolvimento, tendo assim projetos de atuação do Instituto em comunidade como Paraisópolis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com