TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Responsabilidade social empresarial

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

Ética e responsabilidade social empresarial

A responsabilidade social corporativa tornaram-se um tópico importante na gestão organizacional. Nos últimos anos há um aumento pela adoção de uma lógica de desenvolvimento sustentável, onde as empresas procuram comunicar o mais claramente possível os elementos-chave de suas práticas éticas. No cenário atual que vivemos, as empresas cada vez mais são obrigadas a cumprir seu papel social e a preencher falhas de mercado e estatais na regulação dos direitos sociais, elas são obrigadas a responder a todos os efeitos a curto e longo prazo de suas ações na sociedade e para garantir que suas práticas são congruentes com as expectativas da sociedade atual, emergente e futuro. Não só como uma forma de cumprir o seu papel perante a sociedade a que ela atende, mas deveria ser um dos seus pilares que sustenta seus valores, porque é seu dever moral fazê-lo;

A busca por uma imagem melhor e maior lucratividade. A crença de que a ética é essencial para o sucesso dos negócios é simbolizada por slogans como "Ética paga" ou "Ética é um bom negócio". Afinal, a imagem de uma empresa verde vende muito mais do que uma empresa poluente. Produtos diferenciados por meio de rotulagem social (rótulos verdes que você encontra muito em supermercados), conquistar consumidores que desejam fazer compras com base na avaliação da responsabilidade social corporativa e evitar o risco de boicotes.

No início, muitas empresas se recusaram a se comunicar fora de sua responsabilidade, seja porque não encontraram vantagens, ou porque tinham medo de comunicar informações confidenciais e sensíveis. O novo contexto levou-os a pensar em uma comunicação mais aberta e transparente. Mais do que um método defensivo contra as pressões sociais, a comunicação estratégica e ética em geral, oferece oportunidades de mercado para as empresas.

Enquanto no passado era possível simplesmente usar comunicação publicitária, hoje está ficando cada vez mais claro. A publicidade é uma das principais ferramentas que permitem à empresa transmitir informações persuasivas sobre o mercado. Transmitir através das suas mensagens publicitárias, a representação essencial que pretende sugerir na mente do consumidor. A mensagem deve ser verificável e não deve conter afirmações ambíguas ou equívocas. Acima de tudo, há o equívoco de que a publicidade nem sempre diz a verdade e que são apenas táticas de comunicação empresarial sem compromisso real ou verificável. Publicidade baseada no respeito pelos padrões sociais, no entanto, apresenta riscos de confusão na mente do público por causa da simplicidade do anunciante. Também pode ser considerado pouco informativo ou mesmo enganoso.

Não se pretende que as empresas se tornem obras de caridade, uma vez que as empresas são feitas para serem lucrativas. Isso implica que as empresas adotem uma posição ativa e responsável em relação ao impacto de suas operações. Essa cultura é uma forma de fazer negócios que garante maior sustentabilidade ao longo do tempo para a empresa e crescimento econômico. É o papel desempenhado pelas empresas em prol do desenvolvimento sustentável, ou seja, em favor do equilíbrio entre crescimento econômico, bem-estar social e uso dos recursos naturais e do meio ambiente. Esse equilíbrio é vital para o funcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com