TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADES

Trabalho Escolar: ADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

Impacto do caso Ades na Unilever será temporário

Especialistas criticam postura da empresa no caso do suco contaminado.

Niviane Magalhães

redacao@brasileconomico.com.br

Imprimir

Comentar

"O problema parece ser muito maior do que realmente é porque é com produto alimentício e afeta diretamente a saúde do consumidor", diz professor

A Unilever, fabricante dos sucos de soja Ades, pode sofrer para reconquistar os consumidores no curto prazo, segundo avaliam especialistas. Na quinta-feira (14/3), a empresa anunciou que iria retirar do mercado as 96 unidades do Ades Maçã de 1,5 litro contaminados com soda cáustica.

A contaminação, que aconteceu devido a uma falha no processo de higienização da máquina, pode afetar o desempenho das vendas da companhia. De acordo com Marcos Bedendo, professor de gestão de marcas e de marketing estratégico da ESPM, a perda de credibilidade terá impacto na imagem da companhia.

"O problema parece ser muito maior do que realmente é, porque trata-se de um produto alimentício, o que afeta diretamente a saúde do consumidor. A Unilever está passando por uma crise no momento", destaca o professor.

Ele aponta ainda que está surpreso com a falta de pronunciamento por parte da Unilever com em relação à saúde das pessoas.

"Me impressiona a Unilever ainda não ter feito nada oficial. Isso prejudica muito a imagem da empresa, pois é um erro em cima de outro erro. Isso mostra que a companhia não sabe como agir em uma situação como essa", explica o professor.

Maria Inês Dolci, coordenadora institucional do Proteste, afirma que outro erro que a Unilever cometeu foi não ter indicado pontos para a devolução dos produtos, do lote AGB 25, produzido em 25 de fevereiro com validade até 22 de dezembro.

Nesse caso, ela diz que o local onde foi feita a venda tem a obrigação de trocar o produto por outra mercadoria ou devolver o dinheiro, caso o cliente opte, contanto que a nota fiscal seja apresentada.

"Os supermercados sempre acabam trocando, pois é mais fácil para eles cobrarem do fornecedor do que o cliente", pondera a especialista em defesa do consumidor.

Apesar da imagem negativa em cima da Unilever, o professor lembra que o fato da empresa ter anunciado o recall dos sucos contaminados antes que algum consumidor fosse afetado foi um ponto positivo para a marca.

Nesse sentido, a atuação da Unilever difere do caso do Toddynho em 2011, no qual os consumidores sofreram queimaduras na boca e apenas depois a Pepsico resolveu se pronunciar.

"Os consumidores mais modernos estão acostumados com a ideia de que uma empresa pode errar e assimila melhor quando a companhia se pronuncia antes de acontecer alguma coisa, como no caso da Unilever", diz Bedendo.

Ele completa ainda que uma marca que age com seriedade e demonstra isso claramente, acaba

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com