TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Ades ( Processos Gerenciais)

Trabalho Universitário: Caso Ades ( Processos Gerenciais). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Caso ADES contaminado

O objetivo desse trabalho é relatar um erro em uma das maiores empresas que atua também no ramo alimentício no Brasil.

Uma contaminação que ocorreu devido a uma falha no processo de higienização da máquina que duraram 80 segundos levou a contaminação de um lote do suco ADES sabor maçã. A falha ocorreu no momento em que o liquido foi colocado na embalagem (envasamento) de 96 unidades, na fabrica da Unilever em Pouso Alegre.

Os produtos foram afetados por hidróxido de sódio a 2,5 % (soda caustica), podendo causar queimaduras na mucosa da boca, queimaduras e náuseas se consumido.

A empresa se pronunciou alguns dias depois, se prontificando a dar assistência médica e troca do produto, retirando o suposto lote dos locais de vendas.

Com isso a imagem do produto ficou afetada, caindo drasticamente suas vendas, com até suspensão da venda por um curto período. A empresa segue com a produção do seu suco normalmente acreditando na força que sua marca tem no mercado.

SUMÁRIO

1. introdução------------------------------------------------------------------3

2. desenvolvimento----------------------------------------------------------4

2.1 histórico da empresa----------------------------------------------------

2.2 planejamento ------------------------------------------------------------

2.3 cronograma---------------------------------------------------------------

2.4 analises da situação recursos humanos-------------------------------9

3. metodologia----------------------------------------------------------------12

4. considerações finais-------------------------------------------------------13

5. referencias------------------------------------------------------------------14

6. anexos-----------------------------------------------------------------------15

1. INTRODUÇÃO

Unilever, caso ADES.

O objetivo desse trabalho é mostrar o erro na gestão e manipulação de uma empresa multinacional líder no mercado. Uma falha no processo de higienização da máquina contaminou uma linha de produção do suco ADES

Conforme saído na mídia em março de 2013, houve falha no momento em que o liquido foi colocado na embalagem. Segundo relatório da secretaria de saúde de Minas Gerais, o suco foi afetado por soda caustica.

Vamos levantar aqui então alguns pontos que levou a esse erro, e o que poderá ser feito porque a empresa possa ganhar seus consumidores novamente.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1 histórico da empresa:

A historia da Unilever começa no século XIX na Inglaterra. Willian Hesketh Lever – fundador da empresa que é hoje uma das maiores do mundo na área de alimentos, higiene e beleza, teve uma ideia original e muito bem aceita: dar nome e embalagens individuais aos sabões que fabricava.

Assim nasceu o Sunlight. Numa época em que o sabão era um produto genérico, vendido por peso, ele se tornou um sucesso com seu nome atraente e bela embalagem. Mas é claro que não foi só por isso, Sunligth também era mais suave que os outros sabões e protegia as mãos das donas de casa.

O sucesso veio rápido e logo a empresa expandiu sua atuação para outros países.

Em 1929, a Lever Brothers ampliou mercados unindo-se a um grupo holandês da área de alimentos. Nascia a Unilever, que no mesmo ano chegaria ao Brasil, com a fundação dos Irmãos Lever na cidade de São Paulo.

1929 – Três representantes da Unilever vêm ao Brasil para fundar a Sociedade Anônima Irmãos Lever, em São Paulo.

1930 – Logo que chega ao Brasil, a Irmãos Lever trata de providenciar sua primeira fabrica local. Inaugurada, ela começa a produção nacional do sabão Sunlight e do flocos Lux.

1931 – a Irmãos Lever inaugura a Lever’s International Advertising Service, ou simplesmente Lintas, uma agencia de publicidade criada pela matriz para a elaboração dos países anúncios.

1932 – A Unilever lança no Brasil um de seus maiores sucessos no exterior: lux, o sabonete das estrelas. O nome, no entanto, precisa ser adaptado para Lever, pois aqui a marca Lux pertencia as Indústrias Matarazzo.

1953 – chega ao mercado o Rinso, o primeiro sabão em pó do país.

1957 – a irmãos Lever lança OMO, detergente em pó feito com matérias primas sintéticas que já fazia sucesso em outros países.

1960- A Irmãos Lever adquire as ações da Gessy. Apesar de ser uma compra o negócio é conduzido como uma fusão, agregando á nova empresa o que as anteriores tinham de melhor: o know-how multinacional da Lever e a experiência e popularidade no mercado da Gessy.

1963 – O sabonete lever assume seu internacional LUX.

1970 – A Gessy Lever lança a margarina Doriana.

1971 – A Close-up chega ao Brasil depois fazer sucesso nos Estados Unidos, e torna – se o 1ª gel dental comercializado no Brasil.

1973 – A Gessy Lever lança na Brasil a margarina becel.

1975 – Confort inaugura o segmento de amaciantes.

1978 – A fabrica de Vinhedo (SP) é inaugurada para produzir xampus, talcos e cremes dentais...

1983 – A fabrica de Indaiatuba (SP) é inaugurada para fabricar detergentes.

1985 – Sucesso na França, a marca Axe e lançada no Brasil.

1986 – a Gessy Lever assume o controle da indústria alimentícia Anderson Clayton, que lhe assegura a liderança no mercado Brasileiro de margarinas. No mesmo ano a empresa fez aquisição internacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com