TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM - FAZENDA SÃO PEDRO

Artigo: ADM - FAZENDA SÃO PEDRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 7

SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO: O Desafio da Estratégia.

1 INTRODUÇÃO

O limite de nossas capacidades esta apenas dentro de cada um de nós, ou nos determinamos incapazes tendo como base nas experiências frustradas de nossos concorrentes? Nós, seres humanos, somos capazes de reinventar coisas, de criar novas alternativas, de mostrar novos métodos. Por que não poderíamos crescer enquanto corporações e empresas?

Seriamos tão impotentes a ponto de não conseguirmos vencer este obscuro espaço onde visualizamos que crescer exige mais do que pontos balizadores das nossas metas e expectativas quanto ao empreendimento que desenvolvemos? Precisamos ter a capacidade de visualizar os pontos estratégicos que nos conduzem a nossa conquista. Isso passa pela nossa qualificação profissional e pessoal, adaptação mercadológica e presença não apenas figurativa no que estamos por nos envolver.

O crescimento é eminente quando se pensa na qualidade de serviços prestados e, no que tange nossa visão de mercado, podemos definir como estratégia a nossa visão do que é o ponto crucial de envolvimento conjunto de produto e consumo na esfera onde pensamos a empresa, de onde ela deva iniciar desenvolver e diversificar suas atividades.

Mas não podemos estar tão certos desta capacidade sem podermos ao menos identificar nossas verdadeiras ambições enquanto empreendedores. Toda idéia é fruto de muito pensar, suar e cooperar entre mente e corpo na busca de um equilíbrio para as partes. A coisa só pode dar certo se for estruturada em idéias que não se prendam no presente, mas que tenham o poder de evoluir com a estrutura de mercado que nos cerca.

O crescimento é inevitável quando pensamos que o que esta em jogo não apenas nossa presença no mercado, mas nossa resposta aos desejos de nossos clientes em relação aos nossos produtos.

Numa situação destas, estar apostos para a mudança é crucial para melhor desempenhar as tarefas necessárias para tal aprimoramento organizacional. Preparação para a mudança é o quesito que precisamos aprender a desenvolver a fim de termos desenvoltura necessária para assimilar o que pode aparecer em conseqüência de fatores ou mesmo decisões precipitadas frente a uma nova atitude pessoal.

Estamos certos que o mercado é uma “faca de dois gumes”. Primeiro por nos mostrar que nada que possa demonstrar nossas próprias vontades é de fato o que o consumidor queira para suprir suas vontades. Segundo porque não podemos nos limitar a querer que nossas necessidades sejam minimizadas pelo surgimento de um produto que venha a ser o supra-sumo no mercado.

Com a característica própria de quem busca o crescimento, o visionário percebe suas necessidades de adequação, seu interesse por melhorar o embasamento de seus interesses e os intensifica ao colocar as idéias populares a seu favor.

Uma análise mercadológica pode nos mostrar que uma estratégia bem estruturada pode ser comparada ao cavalo selado para o jóquei. A harmonia deste com a sua montaria somente se comprova ao percorrer o percurso sem deslizes maiores que os já previstos pela precisão de sua simbiose com o animal. O bom empreendedor sabe como selar sua estratégia tendo em vista o mercado que lhe espera. Crescer, então, já não é mais um desafio, mas sim uma perspectiva para o futuro.

2 DESENVOLVIMENTO

Vindo de um contexto histórico de tradição entre os fazendeiros da região, os proprietários da Fazenda São Pedro se viram em uma nova situação ao perceberem que a diversidade era o seu forte. Mas nem sempre este prospecto traduz o que todo o grupo administrativo pensa. Quando pensamos em qualidade administrativa, devemos pesar o que cada pessoa, administrador graduado ou não traz de experiências e o que elas podem agregar ao fator que se fala no momento em que se planeja o crescimento e suas formas na estrutura da empresa.

Estamos tão certos de que não existe uma única escola de administração, da mesma forma que não podemos conceber uma filosofia puramente Socrática. Todos os modos de pensar estão envolvidos em meios que nos conduzem a diversos caminhos por onde podemos conduzir nossas idéias e construir nossas próprias intenções e teorias acerca da melhor forma de administrarmos nossos negócios e empreendimentos.

Podemos visualizar isto mais claramente ao analisarmos o texto que serve como referencia para nosso estudo. Um dos filhos do Sr. Oswaldo decide por estudar em uma escola de administração da região onde se criou e vive, enquanto o mais novo via para um grande centro, onde encontrará novos e valiosos desafios por onde vai construir de modo muito diferente o seu tino administrativo.

2.1 ATITUDE DEMONSTRATIVA DE ESTUDO

Percebendo as necessidades de cada estilo administrativo, os irmãos começaram a apresentar os planos de ação que julgavam importantes para que houvesse uma melhora tanto na imagem como um avanço no reconhecimento de mercado.

A criação de uma marca forte, a inovação de um novo produto, com um público diversificado na visão de um dos filhos mostra a grande oportunidade que se abre para um mercado tradicional, regido pela abertura de um novo nicho: O mercado de sucos.

Com a visão de mercado que se pode criar a partir de uma experiência pautada no conhecimento empresarial adquirido pelos dois irmãos, podemos imaginar o grande potencial a ser explorado por todos os lados da fazenda. Aqui podemos pensar em ampliação de mercado, de produtividade, de área plantada, de plantas industriais, de capital humano e atualização tecnológica.

Contudo, visualizando que o vertiginoso sucesso dos sucos da Fazenda São Pedro ameaça o sucesso na apresentação das marcas de players como Del Valle, Ades ou Coca-Cola, a intenção mais evidente de uma destas gigantes seria engolir o sucesso da regional e tradicional Fazenda São Pedro.

O interesse de lucro rápido com a venda da Fazenda parece ser uma tentação que com ousadia foi derrubado. Um empecilho? Talvez. Querer vender a fazenda para a empresa concorrente pode parecer algo precipitado e sem uma analise de capacidade da fazenda, mesmo sabendo que seu concorrente busca a sua hegemonia no mercado, a qualidade de mercado, a apreciação da marca pelos consumidores não é nada perto do que uma oferta de compra poderia comparar como sendo essencial.

João, José, Seu Osvaldo e os demais diretores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com