TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fazenda são Pedro

Ensaios: Fazenda são Pedro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 6

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL: Assertividade desde a tomada de decisão até as ações aplicadas.

Valdelício Menezes, 23 de outubro de 2009

inCompartilhar

1 INTRODUÇÃO

Baseando no case SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO: CRESCER OU NÃO CRESCER, EIS A QUESTÃO, ver-se a necessidade na formação do diagnóstico organizacional, uma vez que o mesmo irá fornecer embasamento para a assertividade em decisões e ações adotadas para melhoria da empresa.

Considerando o caso estudado, é de total relevância o cuidado com as considerações e participações de todos os envolvidos nos caminhos a seguir, e principalmente na tomada de decisão da presidência da organização, logo, este, mostrará com clareza e objetividade as reflexões e/ou passos a serem adotados para um desfecho favorável aos envolvidos não só pela contribuição através de cada plano de ação, mas, pela rentabilidade da instituição e automaticamente das partes envolvidas.

Por envolver uma empresa familiar, o caso analisado sugere ainda um breve levantamento de influências nas relações de afeto, proximidade e carisma com os envolvidos, para que possamos descartar qualquer tipo de influência desnecessária a tomada de decisão.

2 TOMADA DE DECISÃO – CONSIDERAÇÕES PARA A ASSERTIVIDADE

Numa situação onde é preciso decidir qual o caminho a seguir é necessário considerar o resultado em que a decisão irá lhe fornecer, logo é preciso minuciosamente analisar as situações com todas as possibilidades de retorno. No case estudado, o Sr. Oswaldo deve considerar o que o projeto de cada filho pode trazer de benefício para empresa, de maneira que haja o menor número possível de riscos, é claro que, impossível haver expansão empresarial sem riscos, mas o pensamento deve ser para minimizá-los ao máximo.

Com as possibilidades expostas deve-se relacionar os benefícios e também os riscos, logo, considerando a possibilidade de assertividade das posições estratégicas de cada filho vê-se que:

Com a estratégia de João, filho mais novo do Sr. Oswaldo, formado em administração de empresas, a instituição teria um aumento na produção, melhorias técnicas no produto (suco de laranja), aumento no mercado de atuação, ampliação no atendimento aos clientes com novas instalações físicas e é evidente que maior retorno financeiro aos caixas da empresa, porém, os riscos são aparentes, uma vez rejeitado o produto no novo mercado de atuação sofreriam com o acúmulo de produto em estoque, já que não teria saída devido a rejeição, aumento desnecessário no orçamento mensal com a contratação de novos funcionários e perdas no capital da empresa com a construção ou aquisição de novas instalações físicas.

Já na visão de José, filho mais velho, com conhecimentos práticos na administração de uma fazenda, o projeto é não expandir o mercado, uma vez que no atual há garantia de venda, propõe então melhoria no controle de produção, melhor utilização da matéria-prima e diminuição no orçamento mensal com a redução no quadro de funcionários. Em contra-pardida, vê-se o risco de não adaptação as novas máquinas e também dos clientes serem arrebatados a comprar um novo produto que tenha maior estratégia de merchandising, uma vez que nessa visão não considera a possibilidade de aumento em marketing por já ter mercado garantido.

No dito, é preciso ao Sr. Oswaldo cautela para analisar as situações e considerar qual delas irá trazer maior rentabilidade para a instituição e melhoria comercial para a marca.

3 EFICIÊNCIA NA PRODUTIVIDADE E NA REDUÇÃO DE CUSTOS

A possibilidade de reciclagem na empresa, ou seja, atualização dos conhecimentos e equipamentos beneficia a mesma nas melhorias em geral para o aumento de renda mensal, na sugestão de José, no case analisado, essa reciclagem deve acontecer na troca de máquinas para melhor utilização da matéria-prima e automaticamente diminuição no quadro de funcionários, uma vez que a modernização dos equipamentos faz com que menos operários façam o mesmo trabalho que anteriormente vinha sendo feito, com isso pretende reduzir os custos para melhorar o orçamento.

É importante salientar que a redução de custos prevista não implica na qualidade do produto, pelo contrário, a modernização dos equipamentos além de reduzir custos propõe melhor qualidade no mesmo, a opção de redução nos custos é em caráter de necessidade para aumentar os lucros e tornar viável a permanência da empresa no âmbito familiar em que encontra-se, considerando que a opção do José é realmente não expandir os negócios mas sim a lucratividade.

4 EXPANSÃO E COMERCIALIZAÇÃO, CRITÉRIOS E DETERMINAÇÕES PARA AÇÕES CUIDADOSAMENTE CALCULADAS

No geral um plano de expansão deve ser esquematizado de forma que a empresa não sofra impactos negativos na produção ou abalos bruscos no orçamento, então a estratégia é crescer com planejamento, através de reservas financeiras para os investimentos ou injeção de capital dos sócios. No case estudado, o João, filho mais novo do Sr. Oswaldo, pretende expandir a empresa apostando no sucesso que o suco comercializado outrora em uma pequena região irá atingir em um novo mercado, uma vez que a opção (Região da Grande São Paulo) possui um alto poder aquisitivo e automaticamente maior possibilidade de adquirir o produto com uma margem de lucro maior. A expansão irá ocorrer através da busca de capacidades e melhorias técnicas no produto, uma vez que o mesmo acredita serem necessárias tanto quanto o domínio de novos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com