TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA

Projeto de pesquisa: ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Relatório contendo os principais conceitos da administração financeira e orçamentária.

O relatório ajuda a escolher os investimentos em projetos industriais ou mercado financeiro com os melhores resultados e mostra a importância de um planejamento financeiro,tanto para pequena ou grandes organizações.

Consta também informações sobre inflação, riscos e os impactos da desvalorização da moeda em relação a taxas de inflação, foco na análise de investimentos, potencializando o conhecimento em elaborar o controle administrativo financeiro de uma organização.

O desenvolvimento do planejamento financeiro envolve o conhecimento de variáveis ambientais que possam de alguma forma afetar os resultados do negócio e projeção de resultados esperados, possibilitando ao gestor a prevenção quanto ás necessidades ou excessos de caixa, oportunizando uma gestão eficiente. Através da elaboração de um planejamento financeiro informal, sem reconhecimento científico, a pequena empresa, objeto do estudo, demonstra com clareza a eficiência do programa elaborado, utilizado como insumo á gestão financeira.

Através do planejamento financeiro, a pequena empresa poderá aferir os resultados esperados com os obtidos e traçar estratégias de participação no mercado, de modo que seja possível alcança-las, considerando-se a capacidade de produção e comercialização da empresa.

A administração financeira empírica poderá colocar em risco a sobrevivência da empresa, uma vez que não há como se detectar o que especificamente não está de acordo com o projetado, dificultando assim a tomada de ações corretivas, para que o resultado projetado seja alcançado de forma e no período planejado.

Ao final deste estudo ,será possível avaliar e conduzir obstáculos financeiros nas organizações .

FUNDAMENTOS BÁSICOS DE ADMISNITRAÇÃO FINANCEIRA

O que é realmente importante saber para uma boa administração financeira? Esta pergunta é comum entre os empresários, em especial aos pequenos e microempresários, mas é de difícil elaboração. Pode-se dizer que tudo na administração financeira é importante, mas, se fosse necessário eleger

apenas um item, mesmo assim citaríamos duas estratégias, que ao nosso ver são de extrema importância, para o sucesso de uma empresa e de seus comandantes.

O principal papel do Administrador Financeiro é o relativo à tesouraria da empresa, ou seja, cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas. Neste sentido é necessário buscar um pleno entendimento da Administração de Caixa da empresa e o Custo ao qual este fluxo está submetido. A administração de caixa está intimamente ligada ao ciclo operacional da empresa e o custo de capital ao financiamento deste ciclo.

Vejamos agora maiores detalhes sobre ambas as abordagens, bem como exemplos para melhor entendimento .

1. ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA

A administração do caixa compreende uma tarefa de suma importância para a empresa. A grande maioria dos fracassos empresariais tem fortalecido a convicção de que a principal razão da chamada mortalidade precoce das pequenas e médias empresas é a falta da habilidade gerencial de seus

Administradores. Estas empresas normalmente nascem através de uma ideia de negócios proposta por empresários que conhecem profundamente a função técnica a ser exercida, porém não se preocupam com a função administrativa financeira da empresa. Esses empresários acreditam que, produzindo bens de alta qualidade e demanda, estão dispensados de dedicar tempo à boa administração, relegando esta tarefa a funcionários sem preparo, ao invés de encontrarem alguém apto para fazê-lo em seu lugar. Empresa alguma poderá crescer ou mesmo sobreviver, sem um gerenciamento adequado na área administrativa. É essencial a essa função administrativa o conhecimento dos procedimentos financeiros e contábeis disponíveis, bem como a sua melhor

utilização para o acompanhamento, controle, ajuste e projeção dos resultados da empresa.

O demonstrativo do Fluxo de Caixa é o instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio entre a entrada e a saída de dinheiro durante um período determinado, possibilitando a adoção antecipada de medidas que possibilitem assegurar a

disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades de caixa.

É essencial para a função administrativa o conhecimento dos procedimentos financeiros e contábeis disponíveis.

Elaborado em períodos, o fluxo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com