TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE HABILIDADES HUMANAS

Projeto de pesquisa: ADMINISTRAÇÃO DE HABILIDADES HUMANAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração como um evento social baseado na evolução humana, identificando os problemas quais essas teorias pretendiam solucionar, trata-se também da Administração ser uma habilidade humana e aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias. As características marcantes principalmente de Taylor evidenciaram suas contribuições para época, apontando as razões que fizeram surgir às abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração.

ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA

As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, de acordo com a necessidade e motivação que passarão a ter ao longo de sua existência.

Habilidade Humana é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal, nela envolve a capacidade de se comunicar, motivar, liderar e resolver conflitos, habilidade conceitual é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso, e também temos a habilidade Técnica que é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.

ACONTECIMENTOS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO

Com o desenvolvimento da administração e das diversas teorias apresentadas, em especial a teoria da contingência onde não há uma única melhor maneira de se organizar, cujo saber só pode ser conhecido pela experiência e pela evidência. Torna-se então fundamental o conhecimento dos acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração. Alguns pioneiros exerceram forte contribuição no desenvolvimento da TGA.

Sócrates via a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão filósofo grego, discípulo de Sócrates, expõe a forma democrática de administração dos negócios públicos. Aristóteles discípulo de Platão versa sobre a organização do Estado. René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia Moderna, no livro O Discurso do Método no qual descreve seu método filosófico denominado método cartesiano.

Entretanto a Administração como ciência emergiu após a revolução Industrial. Frederick Winslow Taylor, o fundador da Administração Cientifica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Segundo a Administração Cientifica, a eficiência é alcançada por meio da

racionalização do trabalho do operário e na somatória das eficiências individuais. Para ele, a organização do trabalho deve ser estudada e tratada cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência.

O nome Administração Cientifica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração para alcançar a eficiência. Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT). Taylor estabeleceu certos princípios, a saber: O princípio do Planejamento, Preparo, Controle e Execução. Apesar de todas as críticas formuladas à Administração cientifica, há uma forte tendência atual, no intuito de reabilitar a imagem de Taylor. Alguns autores procuram demonstrar que Taylor foi realmente o pai da Teoria das Relações Humanas, considerando-o um cientista social interessado pelos problemas de motivação e de comportamento das pessoas à sua maneira de ver as coisas. O Certo é que Taylor teve uma profunda influência na vida do século XX e no forte desenvolvimento industrial que suas idéias proporcionaram.

OS PERCURSSORES

TAYLOR

A Teoria Cientifica de Taylor surgiu com o que chamamos de ‘’ênfase nas tarefas’’ surgiu durante a Revolução Industrial com a racionalização do trabalho no nível operacional como base a divisão do trabalho, a especialização do trabalhador, a padronização das tarefas, a gratificação no salário.

Cada teoria foi criada possuindo uma “abordagem” e, significa dizer que, cada estudo que se transformou em uma teoria teve um enfoque, uma maneira de enfatizar ou evidenciar os valores e relações econômicas, sociais e políticas da época em que foram criadas. Provando o avanço

Revolucionário que a Ciência Administrativa alcançou e para acompanhar as rápidas mudanças atuais, todas essas teorias foram desenvolvidas buscando a adaptação necessária à sobrevivência das organizações em geral.

• Seleção científica do trabalhador – tarefas mais comparável com sua aptidão e após muito treino.

• Tempo-padrão – trabalhador deve atingir, no mínimo, a produção padrão exigida pela empresa.

• Plano de incentivo salarial – remuneração proporcional ao número de peças produzidas.

• Trabalho em conjunto – interesses dos funcionários (altos salários) e da administração da fábrica (baixo custo de produção) podem ser conciliados.

• Gerentes planejam operários executam – planejamento de responsabilidade da gerência.

• Divisão do trabalho – tarefas divididas no maior número possível de Sub-tarefas.

• Supervisão – deve ser funcional, especializada por áreas.

• Ênfase na eficiência – uma única maneira certa de executar uma tarefa.

FAYOL

Um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Dizendo que a arte da proposição de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com