TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Pesquisas Acadêmicas: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  1.113 Visualizações

Página 1 de 8

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Unidades 05

Sistemas de Classificação Importância da Classificação Especificação de materiais

CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS F undada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992. É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).

A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).

CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS É o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes. Deve considerar os atributos de abrangência, a flexibilidade, praticidade. Tipos de Classificação: é necessária uma divisão que norteie as várias formas de classificação, proporcionando decisões e resultados que auxiliem no investimento e diminuem o risco de falta. • por tipo de demanda • por materiais críticos • por perecibilidade • por periculosidade • por possibilidade de fazer ou compras • por tipos de estocagem • por dificuldade de aquisição • por mercado fornecedor

Classificação

simplificação

especificaçãocodificação

padronização

catalogaçãonormalização

CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS

PADRONIZAÇÃO

Padrões são um meio de assegurar qualidade e, como regra geral, reduzir custos. A padronização deve ser entendida em vários aspectos. Um deles é o de reduzir a variedade de materiais que nossa empresa utiliza. A redução da variedade de materiais nos leva a uma simplificação do controle de estoques, a uma diminuição do espaço destinado à estocagem e a uma diminuição do custo da própria estocagem.

CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS

PADRONIZAÇÃO Um outro aspecto da padronização de materiais é o de obedecer a padrões técnicos (ABNT, ISO, SAE, ASTM, DIN, NEMA, ...), que nos permite trabalhar com maior segurança, principalmente quando os padrões são impostos pela legislação. Um terceiro aspecto é o de obedecer a padrões de mercado, ou seja, devemos dar preferência à utilização de materiais que sejam facilmente encontrados no mercado fornecedor, o que em geral redunda em diminuição do custo do material. Uma implicação habitual da padronização é, também, a redução de custos de manutenção e de projetos.

CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS

ESPECIFICAÇÃO A descrição de um item através de suas características (atributos, propriedades), conhecida por nome, nomenclatura, descrição, denominação, designação, especificação, etc., é uma das formas de identificação de materiais. O termo especificação é, em geral, empregado com o significado de identificar precisamente o material, de modo a torná-lo inconfundível (ou seja, específico), principalmente para fins de aquisição. O conjunto de descrições de materiais forma a nomenclatura de materiais da empresa. É altamente interessante a padronização da nomenclatura.

CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS

ESPECIFICAÇÃO Uma nomenclatura padronizada é formada por uma estrutura de nomes ou palavras-chave (nome básico e nomes modificadores), dimensões, características físicas em geral (tensão, cor, etc.), embalagem, aplicação, características químicas, etc. É conhecida, também, como nomenclatura estruturada. O nome básico é a denominação inicial da descrição (exemplo: arruela, parafuso, etc.), enquanto o nome modificador é um complemento do nome básico (exemplo para arruela: pressão, lisa, cobre, etc.). Um nome básico pode estar associado a vários modificadores. CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS

ESPECIFICAÇÃO

Exemplo: Arruela lisa de Cobre, espessura 0,5 mm, diâmetro interno 6 mm, diâmetro externo 14 mm. nome básico = Arruela modificadores = lisa, cobre, ... A nomenclatura deve ser apresentada em catálogos em diversas ordens para facilidade de se encontrar o código de identificação a partir do nome ou vice- versa, ou então para se encontrar o material pretendido a partir de características conhecidas.

CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS

CODIFICAÇÃO

A identificação por códigos pode ser feita por diversos tipos de códigos: seqüencial, em grupos, em faixas, mnemônicos, numéricos, alfanuméricos, etc. O que é fundamental é que para cada item haja um e um só código, assim como que o código não produza confusões de comunicação, principalmente com o uso de caracteres que podem ser confundidos um com o outro (zero com a letra O, cinco com a letra S, dois com a letra Z, seis com a letra G, etc.).

CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS

CODIFICAÇÃO - ALGUNS TIPOS DE CÓDIGOS

CÓDIGO SEQÜENCIAL - quando o código é formado a partir de um código inicial e de uma regra de seqüência. O código seqüencial, apesar de poder ser alfabético ou alfanumérico, é, normalmente, um código composto por caracteres numéricos com a regra de seqüência “soma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com