TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DO PASSIVO CIRCULANTE

Ensaios: ADMINISTRAÇÃO DO PASSIVO CIRCULANTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  5.527 Palavras (23 Páginas)  •  1.223 Visualizações

Página 1 de 23

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ADMINISTRAÇÃO DO PASSIVO CIRCULANTE

Apucarana

2014

ADMINISTRAÇÃO DO PASSIVO CIRCULANTE

Trabalho apresentado à disciplina de Administração Financeira do 5º Semestre do Curso de Administração da Faculdade de Apucarana.

Docente: Profº Vitor Paulo Maestra.

Apucarana

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 OS PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE FINANCEIRA 5

1.2 Efeitos de Alongar o Prazo de Pagamento de Contas 8

1.3 Taxas de Juros e os Principais Empréstimos 10

1.4 Características Básicas dos Commercial Papers 12

1.5 Empréstimos de Curto Prazo 14

1.6 Administração de Estoques 17

CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS 21

INTRODUÇÃO

Para se ter uma empresa bem sucedida os administradores devem ter como objetivo principal maximizar o poder econômico da empresa com o valor de mercado, pois assim a empresa consegue permanecer na ativa e aumentar a riqueza de seus sócios.

Os administradores carecem ter total controle sobre os principais componentes dos termos de crédito e os procedimentos de análise desses termos; compreender os efeitos do alongamento do prazo de pagamento de contas sobre seu custo e despesa a pagar; compreender as características dos empréstimos de curto prazo, além de saber diferenciar os empréstimos nacionais e internacionais.

O campo da administração financeira possui ampla tarefa, onde cada atividade deve ser realizada por profissionais eficientes para que possa viabilizar as oportunidades e assim contribuir com o êxito para os sucessos dos negócios empresariais.

A administração financeira pode ser executada nas mais diversas organizações, assim como; indústria, comércio ou serviços, as empresas podem ser estatais ou privadas, escolas, ONGs, entre outras. Todas as funções devem ser bem planejadas, pois envolvem crédito, operações bancárias, financiamentos, previsões, controle, fluxo de caixa, câmbio, investimentos e gerenciamento de risco.

O administrador financeiro carece de conhecimento, tanto na área de administração quanto de contabilidade, pois são áreas que caminham uma ao lado da outra.

1 OS PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE FINANCEIRA

As informações que pautam uma análise financeira podem ser internas ou externas. As informações internas são obtidas por meio de demonstrações financeiras e as informações que são diagnosticadas como externas, estão relacionadas com as tendências mercadológicas, ações que são executadas pelos concorrentes, decisões de política econômica e até mesmo a situação atual da bolsa de valor. “A análise financeira e a de balanços, por exemplo, tanto podem servir para o emprestador de dinheiro na avaliação da segurança do retorno de empréstimo ou financiamento como para a gerência na avaliação de tendência da empresa” Iudicibus (1998, p. 22).

As demonstrações de finanças são executadas por profissionais da administração da empresa como; tesoureiro, controller, diretor financeiro, onde as informações e os conceitos de caixa e de competência de ordem nacionais e internacionais são ações que normatizam as demonstrações financeira Lemes Junior, Rigo e Cherobim (2005).

O administrador financeiro tem como parâmetro o uso das informações internas e externas sobre a empresa com a qual trabalha, visando nortear ações que não condiz para beneficiar o empreendimento. As informações internas são obtidas por meio de uma análise anual conhecida como Balanço Geral, demonstrações contábeis ou relatórios contábeis, pautados na Lei nº 6.404/76, modificados pela Lei nos 10.303/01 e 10.411/02, pois constam como parte do sistema de informação gerencial. Enquanto que as informações externas resultam nas tendências do mercado, nas ações dos concorrentes e decisões da política econômica. Lemes Junior, Rigo e Cherobim (2005).

A administração do passivo circulante contam com duas categorias, sendo passivo de funcionamento e passivo de financiamento Braga (1989).

O passivo circulante de acordo com os autores Lemes Junior, Rigo e Cherobim (2005, p.47);

• Salário a pagar; valor dos saldos de salários vencidos a pagar.

• Contas a pagar; valor de todas as dívidas com fornecedores, impostos, taxas, contribuições, débitos com o governo e outros. Incluem duplicatas a pagar, tributos a recolher, empréstimos de curto prazo.

• Provisões.

• Financiamentos; englobam as obrigações decorrentes de financiamentos, sempre com o vencimento em prazo não superior a um ano, inclusive o desconto de duplicatas.

• Dividendos declarados; a partir do momento que a Assembleia Geral de Acionistas aprovam o pagamento de dividendos, o valor desses passa a ser um exigível de curto prazo até o seu pagamento.

Os passivos de funcionamento são formados por fontes não onerosas de recursos que são gerados por atividades operacionais como: salários a pagar, encargos sociais e impostos a recolher entre outros. Os passivos de financiamento envolvem os encargos financeiros como; empréstimos bancários e duplicatas descontadas.

Figura -1. Fluxo de capital de giro em uma empresa industrial.

Fonte: (BRAGA,1989, p. 83).

Segundo Santos (2009, p.87);

Um passivo é reconhecido no balanço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com