TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Casos: ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  2.603 Visualizações

Página 1 de 4

Funções do processo Administrativo:

Planejar-Organizar-Dirigir-Controlar (a última função do processo adm)

O controle tem função essencial para o bom desempenho de uma organização.

Conceito de controle: É o processo que busca garantir o alcance eficaz e eficiente na missão dos objetivos da organização, tem duas atribuições essenciais o monitoramento das atividades e a correção dos desvios

Planejamento e controle: Estão intrinsecamente relacionadas porque o planejamento pode definir os melhores objetivos, a estrutura pode ser eficiente para cumprir esses objetivos, mesmo assim não há garantias que as atividades estão saindo de acordo com o planejado e que os objetivos serão alcançados. A função do controle é fechar o processo da adm, averiguar se as atividades estão sendo executadas de forma a alcançar os objetivos e se estão sendo tomadas medidas corretivas para isso.

Processo de controle:

ESTABELECER FERRAMENTAS DE DESEMPENHO – MEDIR O DESEMPENHO – COMPARAR O DESEMPENHO – TOMAR MEDIDAS CORRETIVAS OU CONTINUAR A EXECUÇÃO

Um adm deve saber quais as expectativas da empresa em relação as atividades que serão controladas Parâmetro de desempenho ou padrão de desempenho: Definir essas expectativas, mostrando o nível de desempenho esperado para cada tarefa. É responsável por fornecer os critérios de avaliação que permitem medir e comparar o desempenho real, para que sejam tomadas medidas corretivas de forma clara, tangível e mensurável dos objetivos e planos definidos no planejamento estratégico. Os parâmetros podem ser estabelecidos para qualquer tipo de atividade. Exemplos tarefas operacionais, financeiras, comerciais, legais, sociais e podem utilizar critérios como: quantidade, qualidade, tempo, rentabilidade, inovação, redução de custos...

Medição de desempenho Real: É a segunda etapa do processo de controle, trata-se de um processo de produção e coleta de informações essenciais para avaliar o progresso em direção aos objetivos.

Foco do controle: O que vai ser medido, quais serão os critérios utilizados

As fontes de informações: Como vai ser medido EX: Relatórios orais e escrito, gráficos, mapas, inspeção visual, questionários...Cada uma dessas fontes oferecem vantagens desvantagens:

TIMING DO CONTROLE: Quando e com que frequência será medido, define o momento da obtenção de informação. O ideal é que estabeleça uma rotina confiável para que o alcance dos objetivos sejam atingidos.

COMPRAR O DESEMPENHO: O adm deve avaliar o desempenho real em comparação com os parâmetros estabelecidos, assim verifica se os desvios que aconteceram no decorrer das atividades são significativos, pois cabe ao adm aceitar ou não essa variação. O principio da execução define que o adm deve dedicar atenção apenas aos devios significativos, pois assim estarão economizando tempo e recursos. Devem também identificar os fatores que estão na origem do desvio para fazer uma avaliação consciente e com informação.

IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS CORRETIVAS: A tomada de medidas corretivas objetiva garantir o alcance dos objetivos, em função da imprevisibilidade dos desvios que podem ocorrer dificilmente serão pré-definidas. Por isso são definidas nos momentos das constatações dos desvios, após analisadas e definidas uma ação gerencial para solução de um problema específico.

Podem ser classificadas como:

Ações corretivas imediatas: corrigir no momento da ocorrência para manter o nível desejado de desempenho

Ações corretivas básicas: Identifica a fonte dos desvios de modo a corrigir as causas em vez dos efeitos, tem caráter mais preventivo que corretivo.

SISTEMA DE CONTROLE: É um conjunto de regras, princípios que interagem buscando coletar informações essenciais ao processo de controle. São sistemas formais orientados por objetivos que monitoram, avaliam e fornecem feedback a respeito do desempenho da organização. Podem garantir e emitir informações financeiras, cantábeis, gerenciais, comerciais, operacionais...

DESEMPENHO DO SISTEMA DE CONTROLE: Consiste na definição dos procedimentos e ferramentas para a coleta, processamento e apresentação de informações sobre o andamento das atividades organizacionais. Para que sejam eficazes, esses sistemas devem ter as seguintes características:

Precisão: que gera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com