TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE SETOR NO SEGMENTO DE FOODSERVICE - UMA ABORDAGEM BASEADA NO MODELO DO DIAMANTE

Por:   •  25/10/2014  •  5.171 Palavras (21 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 21

VI SEMEAD ENSAIO

POLÍTICA DOS NEGÓCIOS E

E ECONOMIA DE EMPRESAS

ANÁLISE DE SETOR NO SEGMENTO DE FOODSERVICE -

UMA ABORDAGEM BASEADA NO MODELO DO DIAMANTE

AUTORES

WILLIAN SEII

SERGI PAULI

INFORMAÇÕES GERAIS

WILLIAN SEII SERGI PAULI

Administrador de Empresas

formado pela FEA USP Graduando do 6º ano do curso de Administração de Empresas da FEA USP

Rua São Nestor, 56 – Tucuruvi

São Paulo, SP – CEP 02308-205 Rua Elba, 239 Apt. 111 – Ipiranga

São Paulo, Sp – Cep 04285-000

will_seii@hotmail.com

sergi@usp.br

8122 6935 6163 7205 ou 9605 8035

ANÁLISE DE SETOR NO SEGMENTO DE FOODSERVICE -

UMA ABORDAGEM BASEADA NO MODELO DO DIAMANTE

RESUMO

Diversas alterações no mercado consumidor de alimentos, como aumento do consumo de refeições fora do domicílio, crescente necessidade de conveniência nos centros urbanos, e valorização de hábitos de culturas estrangeiras, têm impulsionado a identificação de oportunidades de negócios nos diversos nichos que o segmento de FoodService abrange.

Mas tem o Brasil elementos necessários para propiciar um crescimento sustentável para os nichos que compõe este segmento?

Analisando sob a ótica da competitividade do ambiente empresarial, a ferramenta de análise mais interessante para responder a questão é o Modelo do Diamante, desenvolvido por Michael Porter no ano de 1989. Analisados o conjunto de determinantes, como condições de fatores, condições de demanda, estratégia, estrutura e rivalidade das empresas, e indústrias correlatas e de apoio no País, é possível determinar a hipótese primeira de que o Brasil ainda não possui todos estes elementos desenvolvidos, mas é capaz de criá-los e desenvolvê-los.

ARTIGO

1. INTRODUÇÃO

O delineamento e desenvolvimento de estratégias empresariais são uma das mais importantes preocupações para os administradores atingir o caminho do sucesso. Atualmente, as estratégias são complexas e dependentes de muitos fatores, que direta e indiretamente influem na organização. Dentre estes fatores, há o destaque especial para o ambiente no qual a empresa está inserida. Uma estratégia somente pode ser bem elaborada e eficiente, quando o administrador de empresas tem sólido conhecimento da realidade da qual sua empresa faz parte, assim como os instrumentos necessários para analisá-la. A área de Política de Negócios fornece vários mecanismos para esta análise e entre eles, o Modelo de Diamante de Porter (1989), foi a abordagem encontrada que mais interessou para o desenvolvimento do artigo.

A particular escolha pelo segmento FoodService deve-se ao seu caráter recente e pouco explorado, que oferece ampla gama de oportunidades para desenvolvimento profissional. Adiciona-se a expectativa de contribuir no desenvolvimento de novos setores industriais para a economia de nosso País, considerando que o FoodService no Brasil pode ser impulsionado pela potencialidade do setor agroindustrial nacional. Este segmento pode ser um dos caminhos para o país tornar-se um provedor de serviços de classe mundial que agrega real valor aos seus produtos, obtendo margens maiores, ao invés de continuar exportando apenas produtos primários.

Dessa forma, o presente artigo busca responder: “Analisados o conjunto de determinantes, como condições de fatores, condições de demanda, estratégia, estrutura e rivalidade das empresas, e indústrias correlatas e de apoio, tem o Brasil elementos necessários para propiciar crescimento sustentável para este segmento?”.

A hipótese primeira considera que o Brasil ainda não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com