TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE NEGOCIOS

Artigos Científicos: ANALISE DE NEGOCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

Decidir qual a estratégia a empresa vai seguir, como já foi escrito anteriormente, é uma das tarefas mais difíceis no planejamento do negocio. Uma boa ferramenta para essa avaliação é a analise de SWOT, que foi desenvolvida a mais ou menos 40 anos da universidade de Harvard, ela ainda é muito utilizada nos dias de hoje. A sigla que compõe o seu nome é um anagrama para as palavras. Força, Oportunidades, fraquezas e Ameaças.

FORÇAS: Está relacionado às vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. Não somente sobre o produto, mas de uma forma geral.

-- A linha de tinta vendida pela multicolor e de primeira linha, dos melhores fornecedores de tinta que atuam no mercado nacional e internacional.

-- A vantagem de o cliente comprar a tinta da Multicolor Tintas, e que sempre vai ser bem atendido tanto pessoalmente como pelo telefone.

– O preço e o melhor do mercado nacional.

– A qualidade e das tintas e produtos são garantidos pelos nossos fornecedores.

– A entrega abrange desde uma compra simples feita pelo motoqueiro, a uma entrega de grandes volumes, feita pelo carro da empresa.

– O cliente após fazer o cadastro e comprar nossos produtos recebe um e-mail para responder sobre a satisfação da sua compra.

– Nossos colaboradores estão sempre fazendo treinamento com os fornecedores para passar todas as informações dos produtos vendidos pela empresa.

– O estoque possui um sistema de nunca deixar um tinta muito tempo no estoque esse sistema e o PEPS (primeiro que entra primeiro que sai).

FRAQUEZAS: As fraquezas da empresa estão diretamente relacionado às desvantagens dela. As mesmas perguntas que foram feitas para as FORÇAS podem ser feitas para definir as fraquezas. Geralmente, gasta-se um tempo para “digerir” uma fraqueza quando ela é detectada e ninguém havia visto antes. Por isso, a sinceridade das análises é essencial.

Por exemplo, às vezes o índice de resolução de problemas do departamento de pós-venda é grande, mas a satisfação do cliente não acompanha esse índice, ou seja, obviamente que a empresa tem uma fraqueza no atendimento após a venda, provavelmente resolve os problemas do cliente de uma forma diferente que ele gostaria e nem sabe disso.

Após analisar seu próprio ambiente, é hora de analisar o que acontece a sua volta para apontar as Oportunidades e as Ameaças.

OPORTUNIDADES: É tudo aquilo que influencia positivamente a empresa, mas que você não tem controle sobre a atuação. Como exemplos, temos o seguimento imobiliário, e automotivo. Outro exemplo interessante é a ascensão das classes sociais no Brasil, que certamente trouxe- oportunidade para vários ramos de atividade.

Para determinar as oportunidades da empresa será necessário uma pesquisa minuciosa sobre o que está acontecendo no âmbito político, econômico, social, demográfico e etc. e tentar correlacionar o ambiente externo com o da sua empresa.

AMEAÇAS: Ao contrário das oportunidades, as ameaças são forças externas ao ambiente da empresa que influenciam negativamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com