TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANHANGUERA EDUCACIONAL TECNOLOGIA DE MARKETING

Por:   •  25/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.675 Palavras (19 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 19

ANHANGUERA EDUCACIONAL

TECNOLOGIA DE MARKETING

Bianca de Carvalho Santi

Gustavo Gomes da Silva

Gabriel Ferrara Leonardo

Natália Gabriela Cerino de Mendonça

Radlla Martins Franklin de Queiroz

Ronald Poiani Macedo

TRADE MARKETING

SÂO PAULO

2019

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Bianca de Carvalho Santi

Gustavo Gomes da Silva

Gabriel Ferrara Leonardo

Natália Gabriela Cerino de Mendonça

Radlla Martins Franklin de Queiroz

Ronald Poiani Macedo

TRADE MARKETING

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina Projeto Integrado do curso tecnólogo de Marketing, turno 1º semestre, da Universidade Anhanguera, ministrada pela professora Cristina Alves.

SÂO PAULO

2019


RESUMO

Nesse trabalho mostraremos como o Trade Marketing age diretamente dentro das industrias, abordando as etapas de conceito, funcionalidade, evolução, operações, execuções, planejamento e estruturação de uma equipe, partindo da importância da atividade na indústria, passando desde sua criação até sua atualidade. Para isso, foram realizadas pesquisas e análises de documentos e materiais de ambas as áreas na busca de insumos relevantes para o desenvolvimento do trabalho.

Palavras chave: Estratégias. Trade Marketing. Equipe de Trade.


ABSTRACT

In this work we will show how Trade Marketing acts directly within the industries, addressing the stages of concept, functionality, evolution, operations, executions, planning and structuring of a team, based on the importance of activity in the industry, going from its creation to its present. For this, we conducted research and analysis of documents and materials from both areas in search of inputs relevant to the development of the work.

Keywords: Strategies. Trade Marketing. Trade Team.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO07

  1. O QUE É TRADE MARKETING? COMO FUNCIONA?08

2. EVOLUÇÃO08

 2.1 BIG DATA09

        2.2 ATENDIMENTO POR ROBÔS10

        2.3 REALIDADE AUMENTADA10

        2.4 CUSTOMIZAÇÃO10

3. EXECUÇÃO10

4. ESTRATÉGIAS11

        4.1 COMO PLANEJAR E ESTRUTURAR UMA EQUIPE DE TRADE13

        4.2 PERFIL E FUNÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE TRADE14

5. CUSTOS DE UMA OPERAÇÃO DE TRADE MARKETING15

        5.1 DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS15

        5.2 AÇÕES CONJUNTAS16

6. BASE PARA CALCULAR O ROI17

7. MÉTRICAS E RESULTADOS EFETIVOS17

        7.1 MÉTRICAS DE VAIDADE19

        7.2 VANTAGENS DA ANÁLISE DE MÉTRICAS20

8. FÓRMULA DO SUCESSO = ANALISE DE MÉTRICAS + APLICAÇÃO DELAS EM PROCESSOS20

CONCLUSÃO21


LISTA DE SIGLAS

B2B – Business to Business

CLT -  Consolidação das Leis de Trabalho

GSM – Global System for Mobile Communications

KPIs – Indicador-chave de Desempenho

PDV – Ponto de Venda

ROI – Return on Investment

TM – Trade Marketing


INTRODUÇÃO

De acordo com a AMA - American Marketing Association (Associação Americana de Marketing), marketing pode ser definido como:

Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação de preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar negociações que satisfaçam metas individuais e organizacionais. (American Marketing Association, 2013)

Uma análise desta definição permite visualizar que o marketing engloba diversos conceitos, porem Trade Marketing é uma estratégia B2B – ou seja, de empresa para empresa – realizada através de canais de distribuição, que tem como prioridade atender às demandas específicas do shopper no ponto de venda.

O Trade Marketing é a atividade praticada pela indústria para que consigam posicionar sua mercadoria da melhor forma nos pontos de venda. Para isso, estratégias são desenvolvidas com a busca de compreender a atenção do consumidor e então gerar o desejo de compra. Essa prática é fundamental para sobreviver no mercado. Mas você sabe como aconteceu essa evolução? Como planejar e estruturar uma equipe de Trade Marketing?

Muitas indústrias até fazem trade marketing, mas nem sempre têm uma equipe exclusiva ou estrutura adequada. Qual a forma adequada de executar o Trade de Marketing?


1 O QUE É TRADE MARKETING? COMO FUNCIONA?

Trade marketing é uma área específica do marketing relacionada com o aumento da procura por parte do atacadista, varejista ou distribuidor e que pode trazer vários benefícios para esses elementos.

Apesar do trade marketing não estar focado diretamente o consumidor final, este fator nunca deve ser esquecido, porque o consumidor identifica e atribui valor a um determinado produto. Assim, se as pessoas não têm interesse no produto, os varejistas também não vão ter interesse em comercializar o produto.

Esta expressão deriva do inglês, sendo que a palavra "trade" significa troca, e muitas vezes é usada no sentido de troca comercial. Assim, o trade marketing é usado como uma ferramenta para satisfazer as necessidades do consumidor e está relacionado com um dos 4 p's do Marketing, mais concretamente a promoção.

Essa área do marketing tenta impedir que as vendas sejam centralizadas em poucos consumidores, pretendendo a sua expansão e globalização.

O trade marketing é um processo cuja simplicidade ou complexidade depende inteiramente da capacidade de implementação da empresa em questão. Uma estratégia eficaz de trade marketing possibilita estabelecer parcerias com elementos importantes e criar canais de distribuição capazes de satisfazer as necessidades do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (193.8 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com