TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Para ao Curso de Tecnologia Mecatrônica Industrial na Anhanguera Educacional

Por:   •  8/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL

JOÃO PAULO DOS SANTOS PEREIRA     RA1299100339

ERGONOMIA

SANTO ANDRÉ – SP

2017

ATIVIDADE DE ERGONOMIA

Atividade para ao curso de Tecnologia Mecatrônica Industrial na Anhanguera Educacional – Centro universitário de Santo André – SP.

Orientador: Professor Tarcis

SANTO ANDRÉ – SP

2017

Questões:

  1. Defina o que são riscos ergonômicos?

Riscos ergonômicos são todos os fatores que possam interferir nas características do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde.

  1. Dê cinco exemplos de tipos de riscos ergonômicos?

Manipulação de ferramenta de forma incorreta, ritmo excessivo de trabalho, repetitividade, postura inadequada de trabalho, situação de estresse, jornada de trabalho prolongada entre outros.

  1. Cite exemplos de possíveis prejuízos para as organizações pela falta de ergonomia?

Absenteísmo e perda de produtividade, indenização por danos físicos, contingente de trabalhador com restrição, deteriorização nas relações humanas, pressão do fenômeno LER/LTC’s sobre a empresa.

Envio a apostila para consulta dos assuntos abordados em aula.

a - Qual o principal objetivo da Ergonomia ?

O principal objetivo da Ergonomia é de adequar o Trabalho as características do Homem, sejam físicas ou psíquicas, em qualquer área de atuação. Portanto, qualquer agressão física ou psíquica deverá ser isolada ou eliminada em relação ao trabalhador.

b - Qual a importância da  Ergonomia após 2 Guerra mundial?

A Ergonomia surgiu após a 2 Guerra Mundial, pois foi quando Engenheiros, Médicos e Cientistas iniciaram estudos e pesquisas, a fim de que projetos fossem desenvolvidos para modificar comandos (alavancas, botões) e painéis, além do campo visual das máquinas de guerra. Iniciando a adaptação de tais equipamentos aos soldados que tinham que utilizá-los em condições críticas, ou seja, em combate.

c - Quais são as três fases que mostram a evolução da Ergonomia?

A Primeira Fase da Ergonomia, é referente às dimensões de objetos, ferramentas, painéis de controle dos postos de trabalho usados por operários, o objetivo nesta fase concentrava-se mais ao redimensionamento dos postos de trabalho, possibilitando um melhor alcance motor e visual aos trabalhadores. Na Segunda Fase, foi ampliado sua área de atuação, confundindo-se com outras ciências, o ergonomista começou a projetar postos de trabalho que isolavam os trabalhadores do ambiente industrial agressivo, por agentes físicos ou pela intoxicação por agentes químicos, percebeu se uma abrangência maior do ergonomista nesta fase, adequando o ambiente e as dimensões do trabalho ao homem. Já a Terceira Fase (uma das mais recentes) à época da década de 80, a Ergonomia passou a atuar em outro ramo científico, mais relacionado com o processo COGNITIVO do ser humano, ou seja, estudando e elaborando sistemas de transmissão de informações mais adequadas às capacidades mentais do homem, muito comuns junto à informática e ao controle automático de processos industriais, através de SDCD’s (Sistema Digital de Controle de Dados).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com