TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANHANGUERA EDUCACIONAL FACULDADE ANHANGUERA DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ

 

NOME DO ALUNO

NOME DO ALUNO

NOME DO ALUNO

NOME DO ALUNO

TÍTULO

JUNDIAÍ/SP

2016

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ

NOME DO ALUNO

NOME DO ALUNO

NOME DO ALUNO

NOME DO ALUNO

TÍTULO

Trabalho  realizado por alunos do 1º Semestre do Curso (...)  para avaliação parcial da Disciplina Gestão de Pessoas, ministrada pela Profª Janaína P. R. Firmino.

JUNDIAÍ/SP

2016

SUMÁRIO

 

INTRODUÇÃO

3

1

HISTÓRICO DA EMPRESA

4

2

UNIDADES

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS



INTRODUÇÃO

        O texto introdutório tem como função destacar os objetivos do trabalho e deve conter fundamentalmente as seguintes informações: por que o trabalho foi realizado? Qual a importância do assunto e do trabalho para a formação profissional do grupo? De que maneira (métodos e técnicas) ele foi desenvolvido? Que resultados atingiu?


  1. HISTÓRICO DA EMPRESA

A Empório Urbano, empresa familiar, atua há 8 anos com comércio de produtos importados e vem enfrentando muitas transformações decorrentes da globalização, que influenciam os resultados finais e, além disso, geram, muitas vezes, crises organizacionais.

O senhor Ruy, diretor e proprietário, está atento a esta fase da empresa e reconhece a importância de cuidar de pessoas para atingir os objetivos organizacionais.

  • ESTRUTURA:
  • 35 COLABORADORES
  • ENTREGADORES
  • ESTOQUISTAS
  • VENDEDORES
  • GERENTE
  • PESSOAL ADMINISTRATIVO

Considerando a definição de Chiavenato sobre GESTÃO DE PESSOAS,  vamos responder alguns questionamentos sobre gestão de pessoas e, a seguir, nos preparar para desenvolver um plano de recrutamento e seleção e de integração de pessoas  para a empresa.

 

“Gestão de pessoas implica em um conjunto integrado de atividades que envolvem contratar pessoas a partir de cargos previamente descritos, remunerá-las por meio de salário, benefícios   incentivos, avaliar seu desempenho profissional e desenvolvê-las em suas necessidades e naquelas das organizações. Proporcionar condições de segurança e qualidade de vida no trabalho ajuda a mantê-las na empresa e a partir de sistemas de informações gerenciais, monitorar pessoas em seus mais diversos aspectos (CHIAVENATO, 2014, p. 11).”


  1. UNIDADES

Sugestão: resgatar todas as anotações e materiais que já foram desenvolvidos em sala de aula sobre a Empório Urbano e registrar nas Unidades 1 e 2.

UNIDADE 1

De acordo com o que estudamos sobre a concorrência de mercado, e conhecendo um pouco sobre a atuação de empresas do comércio de eletrônicos que é o mercado da Empório Urbano, quais seriam as primeiras orientações sobre a implantação de um modelo de Gestão de Pessoas nesta empresa? Quais seriam as primeiras etapas que o Sr. Ruy precisaria conhecer e pensar para estabelecer uma estrutura (organograma) que atendesse às necessidades de sua empresa e do mercado que ela compete?

UNIDADE 2

 Quais são as competências organizacionais (da empresa) que poderiam ser destacadas pelo grupo? Quais as competências que os colaboradores deveriam ter para se adequarem às competências da empresa? Não se esqueçam de elencar os conhecimentos (específicos da área e conhecimentos gerais - hard skills), habilidades (o que a pessoa sabe fazer, técnicas, hard skills) e atitudes (soft skills, “habilidades humanas”).


UNIDADE 3

A partir do organograma e das competências mapeadas pelo grupo, elabore neste momento um plano para Recrutamento e Seleção de pessoas da Empório Urbano.

  1. Defina qual o modelo utilizar para cada situação ou cargo (tipo de recrutamento);
  2. Como deveria ser o modelo de descrição de cargo e perfil do cargo?
  3. Como deverão ser definidas as etapas do Recrutamento e Seleção?
  4. Como será feita a divulgação das vagas?


UNIDADE 4

Estudamos que o Programa de Integração é responsável por receber e acolher os colaboradores em sua chegada mas, também, pode ser utilizado como ferramenta para manutenção e capacitação das equipes existentes quanto às normas, regras, políticas e cultura da empresa.

A partir de agora, o grupo deverá dialogar e desenvolver um Plano de Integração para os colaboradores da Empório Urbano e considerar tanto a ambientação quanto a integração de pessoas. Para isso, respondam todas as perguntas abaixo:

  1. Quais as informações importantes que não podem faltar na Integração?
  2. Como inserir o colaborador em um contexto?
  3. Quem seriam os responsáveis pela integração?
  4. Quais métodos e canais de comunicação podem ser utilizados para isso (reuniões, treinamentos, intranet, cartilhas, folders, aplicativos etc).
  5. Qual a periodicidade e qual o tempo de duração seriam adequados para este plano?

Seria possível apresentar um modelo de cartilha ou orientações para entregar ao colaborador da Empório Urbano durante a integração? Qual seria? (poderão colar imagens criar a cartilha dentro deste arquivo mesmo).

UNIDADE 4

Criar e apresentar um modelo (questionário de pesquisa) de clima com as questões pertinentes ao caso da Empório Urbano.

Justificar o porquê da escolha deste modelo para a empresa do Sr. Ruy.

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

ELABORAR EM GRUPO UM TEXTO COM A ANÁLISE DO APRENDIZADO EM TER DESENVOLVIDO ESSE TRABALHO PARA A EMPÓRIO URBANO.

PONTUAR O QUE ENTENDERAM MAIS IMPORTANTE NA APLICAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA PROFISSIONAL.

REFERÊNCIAS

Listar as referências consultadas para elaboração dos trabalhos conforme as normas de trabalhos acadêmicos da ABNT.

(EXEMPLO DE LISTA, EM ORDEM ALFABÉTICA)

AMED, Fernando José, Plínio José Labriola Negreiros. História Dos Tributos no Brasil. 1. Ed. São Paulo: SINAFRESP, 2000.

ANHANGUERA. Normas para trabalhos acadêmicos. Disponível em http://www.anhanguera.com/bibliotecas/biblioteca-virtual/pagina/normalizacao. Acesso em 25 mai 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com