TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SWOT

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Superior de Tecnologia em Estética e imagem pessoal

Janete francisca DE souza

aNÁLISE SWOT

e

PREÇO DE VENDA

[pic 3]

TERESINA – PI

2014

JANETE FRAMCISCA DE SOUZA

ANÁLISE SWOT

E

PREÇO DE VENDA

Trabalho Individual de Gestão de Negócios em Centros de Estética apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Atividades Interdisciplinares.

Orientador: Profª Heloisa Lichia; profª Poliana Milreu; profª Ana Céli Pavão; Profª Karen HiramatsuManganoytti; Profª Luciane Barbosa; Profª Vânia Terra

TERESINA – PI

2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

2.1 ANÁLISES SWOT – ORIGEM E SIGNIFICADO....................................................5

2.1.1 Ambiente interno (forças e fraquezas)................................................................6

2.1.1.1Ambiente externo (ameaças e oportunidades)..............................................6-7

2.2 PREÇO DE VENDA – CONCEITO – IMPORTÂNCIA – APLICAÇÃO E VARIÁVEIS...............................................................................................................7-8

3.CONCLUSÃO............................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

  1. INTRODUCÃO

Estamos em pleno seculo XXI e termos como Marketing, Empreendedorismo e Planejamentos Estrategicos e Finaceiro  estão cada vez mais em evidencia, não só na literatura mais  na vida pratica de grandes corporações. E todos esses termos fazem parte de uma eficiente, eficaz e efetiva adminstração.E nesse ambiente do cotidiano administrativo existem varias ferramentas que servem de auxilio na hora de planejar os passos do presente e do futuro de uma grande empresa. E uma dessas ferramentas é está, a Análise SWOT, conhecida entre executivos no meio impresarial, é considerada uma ferramentade  clássica de gestão na hora de administrar. Ferramenta essa que ainda é pouca conhecida por micro e pequenas empresas.

Segundo Chiavenato e Sapiro (2003), diz que sua função é cruzar as oportunidades e as ameaças externas e internas à organização com seus pontos fortes e fracos.

E no mercado de gestão financeira essas informações sobre preço e venda é tão importante como a Análise SWOT e definir corretamente os preços é um negócio competitivo do ponto de vista da própria estrutura financeira. E a falta de informação da maioria das micros e pequenas empresas sobre custos e sobre mercado  em que atuam faz com que tenham dificuldade na definição de preço. Para fixar o preço de venda de suas mercadorias, de forma a assegurar a obtenção de lucro, o empresário deverá conhecer a importância da formação criteriosa de preços, em como compreender sua estrutura.

Estudaremos apartir de agora o conceito de  Análise SWOT  e Preço de Venda a sua imprtância e  aplicação para o plano de negócio ou para a impresa.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 ORIGEM E CONCEITO.

A sigla é um acrônimo das palavras Strengths (força), Weakenesses(fraquezas), opportunities(oportunidades) e Threats (ameaças). Alguns pesquisadores dizem que a técnica foi criada por dois professores Andrews e Roland Cristensen da universidade americana de Harvard Business School. No entanto, outros estudiosos apontam que a matriz SWOT já era citada em registros literários há mais de dois mil anos atrás. A ideia é mencionada na epígrafe de um conselho de Sun Tzu (500 a.C): “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”. No Brasil, também e conhecida como análise FOFA.

 FIGURA 1 – Diagrama de Análise SWOT

[pic 4]

FONTE: (GOOGLE IMAGEM)

Segundo KOTLER (1996), "a análise SWOT é uma poderosa ferramenta de marketing, e deve ser realizada ao menos uma vez por ano, durante o planejamento estratégico de marketing”.

Delegando importância, a análise SWOT tem como função compreender fatores influenciadores e apresentar como eles podem afetar nas tomadas de decisões organizacionais, onde se devem levar em consideração as quatro variáveis já citadas, oportunidades e ameaças, força, fraquezas. E com base nas informações ora obtida que a empresa eventualmente poderá elaborar as estratégias mais viáveis para o bom funcionamento da mesma.

Análise SWOT é dividida em duas partes: a análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades. E a análise interna, onde serão identificados os pontos fortes e os fracos.

2.1.1 Análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças).

Segundo Cobra (2003), o ambiente externo envolve uma analise das forças macro ambientais (demográfica, econômicas, tecnológicas, legais, sociais, políticos e culturais) e dos fatores micro ambientais (consumidores ou cliente, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores). Para identificar duas coisas: oportunidades e ameaças.

OPORTUNIDADES: É tudo aquilo que influencia de forma positiva a sua empresa. A ação governamental em algum setor, índices econômicos, por exemplo, podem influenciar diretamente o mercado de atuação da sua empresa. Um bom exemplo disso é “Mercado da Beleza” que elevou o Brasil ocupar o terceiro no ranking mundial. A situação foi uma boa oportunidade para pequenos empreendedores compartilharem os custos da estrutura de um centro estético.

AMEAÇAS: São as forças externas que influenciam negativamente seu negócio. As ameaças devem sempre ser tratadas com muito cuidado, pois pode prejudicar tanto a estratégia como o resultado de uma empresa. Analise o contexto político, econômico, social, demográfico e tente fazer uma projeção de como aquele fator poderá prejudicar o seu negócio. O objetivo é desenvolver ações que minimizem o impacto da ameaça na empresa. Essa análise é importante para criar um planejamento de atuação de uma empresa de uma forma mais segura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (195.2 Kb)   docx (163.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com