TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A.P.O. DE NOÇÕES DE ECONOMIA E MERCADO

Trabalho Universitário: A.P.O. DE NOÇÕES DE ECONOMIA E MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

No mercado de vendas é patente a rivalidade entre as empresas, já que os consumidores torna-se cada vez mais exigentes na escolha de seus produtos e não é diferente no mercado imobiliário. A questão das vendas comporta fatores essenciais de projetos, melhoramentos e também uma melhor forma de organização para a obtenção de êxito das dificuldades impostas pelo mercado.

A presente pesquisa, no intuito de entender melhor estas questões, objetiva trazer alguns conceitos básicos e úteis ao corretor de imóveis sobre o que vem a ser mercado. Abordará, também, as causas que culminaram no aumento do número de imóveis residenciais trazendo como destaque a cidade do Salvador e o grande investimento imobiliário feito na referida cidade pela empresa PDG, uma das incorporadoras mais respeitadas do país.

2. CONCEITOS

O mercado é o ambiente social ou virtual propício às condições para a troca de bens e serviços. Também se pode entender como sendo a instituição ou organização mediante a qual os ofertantes (vendedores) e os demandantes (compradores) estabelecem uma relação comercial com o fim de realizar transações, acordos ou trocas comerciais.

O mercado aparece a partir do momento em que se unem grupos de vendedores e de compradores, o que permite que se articule um mecanismo de oferta e procura.

Os primeiros mercados que apareceram na historia da humanidade funcionavam através da troca. Com o aparecimento do dinheiro (a moeda, mais concretamente), começaram a desenvolver-se códigos de comércio. Por sua vez, o aumento da produção resultou no aparecimento de intermediários entre os produtores e os consumidores finais.

Como fulcro do mercado encontra-se uma lei da economia que é tão real quanto a lei da gravidade: a lei da demanda e da oferta.

Para entender melhor, considere uma entidade econômica que, para satisfazer uma certa necessidade, requer uma mercadoria. Chamamos este modelo de consumidor. Ele vai providenciar a compra dos bens, solicitando-os no mercado, ou seja, a formulação de uma demanda. Pode-se dizer que o preço de algo é determinado pelo próprio consumidor, pois quando esses passam a buscar mais um produto qualquer, o produtor eleva o seu preço, fazendo com que o consumidor pague mais se deseja adquirir o mesmo. Em contrapartida, quando um produto não é mais procurado há uma consequente queda de preço e o produtor é estimulado a deixar de produzi-lo para que não tenha despesas em relação à oferta sem demanda .

A oferta é o que as empresas produzem para atender a demanda de compradores nacionais e estrangeiros e pode ser estudada através da observação da relação entre a quantidade fornecida e o preço.

3. HISTÓRICO SOBRE SALVADOR

Desde a fundação de Salvador, em 1549, a cidade passou por várias fases até o seu atual desenvolvimento, a exemplo da expansão da lavoura de café que propiciou a construção de palácios e igrejas, colaborando com o seu crescimento, mas o que acelerou de forma efetiva o seu progresso foi a instalação da refinaria de Mataripe e demais unidades petrolíferas com consequente crescimento populacional e de empregos.

O crescimento econômico trouxe benefícios como aumentos de consumidores e consequente crescimento de demanda, fazendo com que a cidade do Salvador se desenvolvesse, mas trouxe também grande aumento populacional e necessidade e infraestrutura com investimentos em política municipal de habitação como o estatuto da cidade e o surgimento do boom imobiliário, ponto principal da presente pesquisa.

O chamado boom imobiliário baseia-se na finalidade em investir em maior demanda habitacional nas cidades, conforme menciona Figueirola:

O atual boom imobiliário está baseado em uma extraordinária conjunção econômica que promoverá profundas transformações nas grandes cidades. Fundamentalmente atuarão no atendimento da enorme demanda habitacional, com financiamentos estruturados e obras racionalizadas, industrializadas e sustentáveis [...].

Diante de tal definição observa-se que este conceito tem como escopo reduzir o problema da desproporção entre o crescimento populacional e a disponibilidade de habitações possibilitando o maior número possível de acesso à moradias trazendo como destaque o crescimento do mercado imobiliário.

Com o aumento do poder econômico populacional e disponibilidade de financiamentos o Brasil passou a ser um dos líderes no mercado imobiliário e a cidade de Salvador é uma das regiões que ficaram mais concentradas nestes investimentos.

4. CONSTRUTORA EM SALVADOR

A empresa surgiu através de investimentos do banco Pactual e adquiriu quatro empresas nos últimos quatro anos e hoje é a maior do setor com valor estimado em 10 bilhões de reais.

uma das principais construtoras do Brasil que atua no mercado residencial e já possui mais de 100 mil unidades entregues. A empresa tem como meta agir de forma rentável e sustentável dando grande importância às regiões onde faz seus e investimentos e alegam agir sempre com responsabilidade antes e após a entrega dos imóveis, conforme declara: "Presente desde o desenvolvimento dos empreendimentos, passando pela compra, construção, e prestação de assistência mesmo após a entrega das chaves do imóvel"

4. INVESTIMENTO DA CONSTRUTORA PDG: A GREENVILLE.

O condomínio Greenville, localizado em Patamares, é um dos grandes investimentos da incorporadora com 900.000 m² de área total. Um empreendimento feito para garantir conforto e comodidade aos moradores sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com