TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO SOBRE VISÃO SISTEMICA NAS ORGANIZAÇÕES

Exames: ARTIGO SOBRE VISÃO SISTEMICA NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DA VISÃO SISTÊMICA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL.

A visão sistêmica dentro de uma empresa é importante, pois pode ser considerada como uma estratégia para o bom funcionamento e alcance dos objetivos em comum.

Visão sistêmica pode ser definida como a visão do todo, porém precisamos entender que ela é formada por partes integradas e interdependentes que trabalham para um resultado em comum.

Essas partes são consideradas como subsistemas, que podem ser de ordens inferior ou simplesmente distintas, mas sempre dependerão umas das outras para que se obtenha um bom funcionamento.

A visão do todo, evita que seja dado foco a um único subsistema, fazendo com que não se enxergue ou se deixe de dar atenção aos demais, o que pode acarretar em uma crise organizacional, uma vez que se uma dessas partes deixarem de funcionar corretamente afetará todas as outras.

Por visão do todo, podemos entender que a organização deve se preocupar em integrar pessoas com processos para gerar resultados e conhecimentos para a organização, buscando assim a excelência.

Vale ressaltar, que é necessário ter consciência de que além de se analisar e cuidar dos fatores internos da empresa deve-se fazer o mesmo com o ambiente externo da organização, pois a cada vez mais as empresas são cobradas por questões sociais e ambientais.

Além disso, é precisa-se observar que outros fatores também afetam ou contribuem com os resultados como a economia, cultura, crenças, entre outros.

Uma organização é um sistema aberto, onde suas características e componentes ajudam a enxergar a funcionabilidade de suas ações.

Todo sistema aberto é composto de insumos, que é o investimento inicial para o funcionamento da empresa: materiais, mão-de-obra, aquisição de maquinários e tecnologias, investimentos financeiros, entre outros.

• Processamento: é o momento onde se transforma os insumos em algo desejado.

• Exumos: é o resultado final do que foi estabelecido, e que por sua vez é colocado no meio ambiente.

• Entropia: é o desgaste natural do processo ou até mesmo do sistema, porém pode ser interrompido transformando-se em homeostase, que permite que o sistema busque novos rumos e se desenvolva, mais não de forma automática. É necessário que se crie dispositivos para o reequilíbrio.

• Retroalimentação: análise do processo e a capacidade de avaliar e ajustar os resultados obtidos através de um “feedback”.

• Decomposição do sistema: um sistema é composto por partes chamadas de subsistemas. Para melhor entendimento podemos imaginar uma pirâmide dividida por setores onde podemos colocar na base o operacional, logo acima a gerencia, direção, independentes de departamentos.

Com isso, concluímos que com a visão sistêmica e seus componentes fazem com que a organização tenha base para analisar seu desempenho e consiga visualizar o que deve ser mantido, alterado ou modificado. Tendo assim tempo e subsídio para buscar novas soluções ou metodologias para melhorar seu desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com