TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE E EMPREENDEDORISMO.

Exames: ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE E EMPREENDEDORISMO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  2.057 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE E EMPREENDEDORISMO.

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de: Atividade Física, Esporte e Empreendedorismo, unidade 01 do Caderno de Referências de conteúdo. Como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Antônio Eduardo Ribeiro.

(TAGUATINGA - DF)

2015.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Bacharelado em Educação Física

Disciplina: Atividade Física, Esporte e Empreendedorismo

Professor: Antônio Eduardo Ribeiro .

Tutor presencial: Eduardo Schneider.

Unidade(s): Claretiano, 2015. Atividade I (Material de Apoio).

Atividade I do Portfólio.

Objetivos

• Reconhecer a importância dos conhecimentos da Administração que contribuem com o desenvolvimento das habilidades e competências do administrador.

• Despertar para a compreensão da necessidade da intervenção profissional na gestão das organizações, buscando conexão com atuação do profissional de Educação Física no campo da Gestão de Empreendimentos Físico-Desportivos.

Descrição da atividade

Com base nas leituras realizadas até o momento, visite uma Organização ou Entidade privada que atue na área dos Esportes, Treinamento ou Atividade Física, como: clubes esportivos, academias de ginástica, escolas de esportes ou até mesmo seu próprio campo de atuação profissional, caso atue nessa área. Durante sua visita, você deverá observar o cenário da Organização ou Entidade, levando em conta os aspectos relativos à Administração nessas organizações, para em seguida responder a seguinte questão:

• As organizações privadas das áreas de Esportes, Treinamento ou Atividade Física devem se preocupar também com a Gestão? Justifique sua resposta.

Introdução:

Quantas pessoas no país possuem a vontade de terem o seu próprio negócio? Quantas dão o próximo passo e se aventuram neste projeto? Quantas sabem ou, possuem as diretrizes bases para planejar, organizar, gerir e administrar esse negócio?

Vejamos essas informações vindas do SEBRAE, (Sistema Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas). A pesquisa mostra que 27% das empresas paulistas fecham em seu 1.º ano de atividade. Na comparação com as primeiras edições da pesquisa observa-se tendência de queda na taxa de fechamento de empresas.

Porém, os resultados indicam que a taxa de mortalidade de empresas ainda é relativamente elevada. O relatório também identifica as principais causas que levam ao fechamento das empresas:

- comportamento empreendedor pouco desenvolvido;

- falta de planejamento prévio;

- gestão deficiente do negócio;

- insuficiência de políticas de apoio;

- flutuações na conjuntura econômica;

- problemas pessoais dos proprietários. (Fonte: Site do SEBRAE, consultado em 05/03/2015).

27% das empresas fecham no primeiro ano, mas, o mesmo órgão aponta que 60% das empresas fecham as portas até o segundo ano.

Dados do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) Minas apontam que 60% das empresas fecham as portas até o segundo ano de existência.

“Um dos motivos é a falta conhecimento administrativo”, segundo o consultor do SEBRAE, Augusto Manso.

Esses dados nos levam a pensar a respeito da importância do profissionalismo, na gestão para obter-se o sucesso, de uma empresa.

Desenvolvimento e Resposta:

As organizações privadas das áreas de Esportes, Treinamento ou Atividade Física devem se preocupar também com a Gestão?

Resposta: A ciência administrativa é uma necessidade em qualquer empresa; independente do seu porte, ou do segmento de atuação da mesma. Não é possível gerir sem as funções administrativas:

• Planejamento

• Organização

• Direção

• Controle

Essas funções norteiam a gestão que deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com