TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTES COM GRAVIDEZ

Tese: ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTES COM GRAVIDEZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Tese  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTIVA NA GRAVIDEZ

Victor K.R. Matsudo e Sandra M.M. Matsudo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidao Física de Sao Caetano do Sul - CELAFISCS

Publicado no livro: A Grávida. TEDESCO JJ (Editor), São Paulo, ATheneu, pp. 59-81,2000.

CONCEITOS BÁSICOS

Antes de começarmos a descrever os aspectos mais relevantes sobre a grávida que quiser praticar exercício, cremos ser importante que o médico e a paciente possam melhorar sua comunicação usando termos que expressem um mesmo fenômeno, ou em outras palavras que falem sobre a mesma coisa. Sim, porque nesta área de esportes todos pensam que sabem um pouco ou o suficiente, mas na realidade muitas das controvérsias ocorrem pela falta de conhecimento de conceitos básicos. Por exemplo, médicos e pacientes podem pensar ou usar na comunicação as expressões atividade física, exercício e esporte com um mesmo sentido. Entretanto, referem-se a expressões de movimento corporal totalmente distintos.

Atividade física é qualquer movimento corporal que conseguimos realizar, em função de contração muscular e com gasto energético acima do basal. Assim, quando a mulher estiver caminhando em direção ao mercado ou dançando com seu marido ela está fazendo atividade física. É considerada a melhor relação entre movimento humano e saúde.

Exercício é um tipo de atividade física mais estruturada, que envolve intensidade, freqüência, duração, tendo como objetivo melhora da apitado física e por conseguinte da saúde. Assim, quando a mulher caminhar, ao mercado ou a qualquer lugar, com um determinado número de passadas/min, para percorrer a referida distância em um determinado intervalo de tempo ela estará fazendo exercício.

Esporte é um tipo de atividade física que envolve conceitos de desempenho e competição. Assim, quando a mulher quiser percorrer aquela distancia ao mercado mais rapidamente que qualquer outra, ela estará competindo, praticando esporte. O esporte pode formar alguns "vencedores" mas automaticamente muitos "perdedores", não sendo por isso a melhor mensagem de saúde pública.

Neste texto pode-se as vezes se utilizar um termo pelo outro, mas é importante que se tenha consciente que são dimensões distintas do movimento humano. Assim também se poderá compreender porque muitos estudos parecem chegar a resultados distintos. Isso se deve ao fato de terem aplicado protocolos diferentes, principalmente não precisando o tipo de movimento humano usado: atividade física, exercício, esporte recreacional, de competição ou de alto rendimento.

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE: NOVOS PARADÍGMAS

É importante ressaltar que diversos órgãos internacionais, como a Organização Mundial de Saúde, o Centers for Disease Control dos Estados Unidos, o American College of Sports Medicine (24), a American Heart Association e no Brasil, o Programa "Agita São Paulo" (2, 29) recomendam que "todo cidadão deve fazer pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, na maior parte dos dias da semana, de intensidade moderada, de forma contínua ou acumulada".

Analisando essa recomendação em relação a mulher grávida podemos ressaltar: a- que as grávidas deveriam acumular pelo menos 30 minutos ao dia, o que significa que aquelas que quiserem, puderem ou estão acostumadas a fazer mais tempo estão incluídas na mensagem; embora ano se recomende atividades contínuas que durem mais de 60 minutos. b- que se está recomendando atividade física e não esporte. Assim atividades do dia a dia, como ir andando ao banco, escola, mercado, ao trabalho, subir escadas ou dançar contam. c- que as características das atividades mencionadas não exigem roupas ou sapatos especiais, locais incrementados ou monitores ao seu redor; o que barateia o custo mas principalmente facilita o acesso, reforçando o caráter de inclusão da mensagem d- que por estarmos querendo desenvolver mais um estilo de vida que um acanhado programa de exercícios, se considera cinco o número de dias na semana e se possível todos. e- que a intensidade sugerida é a moderada (que permite conversar enquanto a realize; de 4 a 7 METS), mas com o progredir da gestação ou nos casos de dúvida passe a fazer atividades leves (abaixo de 4 METS), e finalmente f- que se a mulher tiver condições física e tempo para realizar as atividades de forma continuada: ótimo. Mas se não for o caso e principalmente nas grávidas sedentárias ou nas fases mais tardias da gestação, lembre-se deste novo conceito: você pode "acumular" saúde em sessões de pelo menos 10 minutos de duração ! Ou seja, tanto faz a grávida caminhar os 30 minutos de uma só vez ou acumular 3 sessões de 10 minutos cada !

Para aqueles que quiserem maiores informações sobre estes novos conceitos, seria útil contatar a coordenação do Programa Agita São Paulo (11-4538980; 11-4539643); e.mail: lafiscs @ mandic.com.br) ou algumas de suas 130 instituições parceiras como a Associação Paulista de Medicina, o Centro de Vigilância Epidemiológica de sua região, unidades do SESC ou do SESI. Leitura complementar sugerida seria o Manual do Programa Agita São Paulo (2).

IMPACTO DA ATIVIDADE FÍSICA SOBRE INDICADORES FISIOLÓGICOS DA GRÁVIDA E DO FETO

Nesta parte passaremos a sumarizar os impactos fisiológicos e de aptidão física que ocorrem nas grávidas que se envolvem em atividades físico-esportivas.

Em relação à potência aeróbica da gestante mensurada através do consumo máximo de oxigênio (V02max), alguns autores demonstraram que o V02max e a freqüência cardíaca máxima durante o exercício não foram diferentes na gravidez e 2-6 meses pós-parto (39). Por outro lado, estudos em atletas recreacionais previamente bem condicionadas que mantiveram moderado nível de exercício durante e após a gravidez mostraram um pequeno mas significante incremento (+ 7,3% ) no V02max (11, 14). SOUTH-PAUL (41) medindo a capacidade aeróbica antes da gravidez e no pós-

parto, sugeriram que a falta de atividade física e o ganho de peso contribuem efeito geral de destreinamento físico até as 4-8 semana pós-parto . Esses achados reforçam a importância de estudos longitudinais para determinar quando é recuperada a capacidade aeróbica pré-gravídica, se a falta de condicionamento é um efeito inevitável da gravidez, ou se este efeito pode ser prevenido ou minimizado com a prática regular de atividade.

De outro lado, alguns estudos demonstraram que a potência anaeróbica não é afetada durante a gravidez e pode ser incrementada pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com