TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE SOBRE AMBIENTE EXTERNO (MACROAMBIENTE)

Por:   •  2/5/2015  •  Seminário  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE SOBRE AMBIENTE EXTERNO (MACROAMBIENTE)

  1. IDENTIFICAR ATRAVES DE PESQUISA EM DADOS SECUNDARIOS DOIS EXEMPLOS PARA CADA FORÇA (DEMOGRAFICA, CULTURAIS, ECONOMICAS, POLITICAS, TECNOLOGICAS, NATURAIS)
  2. MAPEAR SETORES PARA OS QUAIS AS FORÇAS IDENTIFICADAS PODEM SER UMA OPORTUNIDADE. DESCREVER AÇÕES PARA QUE EMPRESAS QUE ATUAM NOS SETORES IDENTIFICADOS POSSAM APROVEITAR AS OPORTUNIDADES.
  3. MAPEAR SETORES PARA OS QUAIS AS FORÇAS IDENTIFICADAS PODEM SER UMA AMEAÇA. DESCREVER AÇÕES QUE PODEM SER IMPLEMENTADAS POR EMPRESAS PARA NEUTRALIZAR AS MESMAS.

RESPOSTAS:

  1. FORÇAS NATURAIS – EXEMPLOS

Fonte: Revista Globo Rural, Agosto 2011. Editora Globo.

1 - ALERTA CONTRA AS QUEIMADAS

A reportagem retrata sobre o risco que os incêndios trazem ao meio ambiente e o risco que essa prática traz a saúde. O Brasil é hoje o 4° maior emissor mundial de gases de efeito estufa. A origem das queimas se dá porque o fogo auxilia na conversão de mata para área produtiva. No estado do Mato Grosso tem ocorrido vários casos de internação e mortalidade por doenças respiratórias, sendo a maioria em crianças com até 5 anos.

OPORTUNIDADE – A criação de maquinas purificas de ar de grande dimensão que ao mesmo tempo separe o ar puro do ar contaminado, aproveitando os componentes do ar contaminado para a criação de insumos para lavoura.

AMEAÇA – as madereiras que se utilizam de matérias primas próximas a esses locais de queimadas, serão prejudicadas pois poderão ter sua matéria prima afetada.

Fonte: Revista Isto É. Junho de 2011. Editora Três.

2 - O NOSSO VULCÃO-PROBLEMA

As cinzas do vulcão Puyehue no sul do Chile, que entrou em erupção há alguns dias tem causado transtornos nos aeroportos. As cinzas do vulcão são compostas por gases tóxicos e partículas de sílica, na qual podem danificar os aviões, as nuvens e as fumaças prejudicam a visibilidade dos pilotos, causando assim, atrasos e cancelamentos em vários aeroportos do Brasil.

OPORTUNIDADE – aumento do fluxo de pessoas que utilizam o transporte terrestre.

  1. FORÇAS TECNOLÓGICAS – EXEMPLOS

Fonte: Revista Globo Rural, Agosto 2011. Editora Globo.

1 - ENERGIA DE TRÊS BELO MONTE

Investimentos estão sendo feitos há 2 anos nessa área de bioeletricidade, na qual o processo  transforma o bagaço e a palha da cana em energia. Alem disso, após a colheita o caldo da cana é utilizado para obter açúcar e etanol, e o restante desse material é recolhido no campo e também serve para usina, ou seja, nesse processo tudo é aproveitado. Com esse processo há uma redução das emissões de gases de efeito estufa se comparado com métodos de obtenção de energia tradicionais.

Fonte: Revista Exame, julho de 2011. Editora Abril.

NATUREZA DE VOLTA

Atualmente no Brasil existem apenas 56 parques eólicos, a energia gerada a partir dos ventos é considerada limpa, pois não emite gases causadores do efeito estufa. Demograficamente, a extrema região sul e o nordeste são considerados locais com alto potencial de geração dessa energia. São invenções tecnológicas a favor do meio ambiente.

 

  1. FORÇAS POLÍTICAS – EXEMPLOS

Fonte: Revista Época, 8 Agosto 2011. Editora Globo.

1 - A REAÇÃO DA ECONOMIA QUE NÃO SOUBE ATACAR

A criação de um novo pacote de medidas chamado Programa Maior, criado pelo Governo Federal, tenta criar um “cordão de isolamento” contra crises globais, guerra cambial, competição desleal. É uma tentativa de proteger o desempenho da economia de nosso país frente às crises dos EUA e Europa.

Fonte: Revista Veja, 10 agosto 2011. Editora Abril.

2 - FIM DE FARRA

O Governo de São Paulo vai implementar uma lei para combater o consumo de álcool pelos adolescentes, na qual haverá punição com multas e fechamentos de estabelecimentos comerciais que venderem bebidas para menores de 18 anos. Em conjunto com isso haverá a abertura de vagas para o tratamento de alcoolismo pelo SUS.

  1. FORÇAS DEMOGRÁFICAS – EXEMPLOS

Fonte: Revista Isto É, 10 agosto 2011. Editora Três

1 - O QUE FAZER COM AS CRIANÇAS DO CRACK?

A reportagem retrata sobre o aumento do numero de usuários de crack no Brasil, na qual em 2005 eram 380 mil pessoas que consumiam a droga regularmente, já em 2011 esse numero quase dobra, passando para 600 mil usuários, segundo Ministério da Saúde. A estimativa para os próximos anos é que 1 milhão de pessoas esteja usando essa droga, atentando para as crianças que cada vez mais cedo entram para esse número.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com