TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS DE SUPERVISÃO: HOSPITAIS DE MARKETING

Projeto de pesquisa: ATIVIDADES PRÁTICAS DE SUPERVISÃO: HOSPITAIS DE MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO GESTÃO HOSPITALAR

MARKETING HOSPITALAR

Hélio Cabral RA: 7939706045

Cristiano Lourenço RA : 8111713965

Ivone Morais RA: 7939706051

Goiânia-Go

Novembro - 2014

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

MARKETING HOSPITALAR

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia de Gestão de Hospitalar da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota na disciplina de Marketing Hospitalar.

Goiânia-Go

Novembro– 2014

INTRODUÇÃO

O hospital em que foi desenvolvido o estudo é uma instituição filantrópica de direitos privados, sem fins lucrativos. Sendo o remanescente das receitas apuradas investindo no próprio hospital, na aquisição de novos equipamentos e melhorias estruturais. Com o intuito de manter o alto nível de serviços, o Hospital e Maternidade Jardim América investem na modernização e ampliação de sua infra-estrutura, na aquisição de novos equipamentos e na capacitação de sua equipe multidisciplinar.

Para fazer frente a essa permanente atualização, buscando os conceitos e conhecimentos de marketing, com o mesmo rigor e com a mesma qualidade se estende a gestão dos recursos, o que também possibilita ao Hospital e Maternidade Cristo Rei atuar e surpreender positivamente o cliente, excedendo suas expectativas no atendimento e na qualidade dos produtos fornecidos ou serviços prestados.

Fundado em 1995, o Hospital e Maternidade Jardim América, localizado na quadra 501 sul, Avenida 13 conj. 02 Lt 02 CEP- 77016010 dispõem de 120 funcionários e atende no mínimo 350 pacientes/ mês, dispõe de 50 leitos com estrutura completa para atendimento de emergência, maternidade, internação em diversas áreas clinica e cirúrgicas e unidades de tratamento intensivo, neonatal e pediátrico, com novos projetos de implantação da UTI de adultos.

O modelo assistencial adotado pelo hospital conta com o corpo clinico especializado em diversas especialidades, que busca a humanização do atendimento e proporciona uma melhoria da comunicação entre o paciente, o medico assistente, o medico especialista, a equipe multiprofissional e a família.

Neste modelo os profissionais possuem um maior nível de interação, promovendo maior resolutividade o que possibilita que o paciente se mantenha internado pelo menor tempo possível, como e o objetivo da moderna medicina.

Este modelo assistencial é tido como referência para outras instituições e os pacientes vêm demonstrando um maior nível de satisfação em reação aos serviços prestados pela instituição.

Para garantir a continuidade da excelência no atendimento, o hospital teve a iniciativa pioneira de adotar um programa de forma de gestão pela qualidade.

DIAGNÓSTICO

Ao realizarmos a visita à instituição na entrevista realizada com o coordenador do serviço, pode se concluir que a rede de serviços de saúde se preocupa muito em manter um relacionamento com os clientes.

A construção de um site interativo, onde o cliente possa se conectar e terá o alcance de suas mãos, informações e possibilidades de praticar ações on-line que esteja necessitando como, por exemplo, marcar consultas, verificar resultados de exames, já está em processo de conclusão.

O Hospital e Maternidade Jardim América têm investido nos últimos cinco anos em qualidades, tanto em local físico quanto em atendimento aos clientes a fim de idealizá-los ao retorno dos mesmos.

Uma infra-estrutura bem localizada no Posto de enfermagem, com salas de emergências bem equipadas, salas de espera e investindo principalmente em palestras e cursos para o atendimento direto a seus clientes, proporcionando na linha de frente uma estrutura, com profissionais capacitados para um atendimento de qualidade oferecendo aos clientes conforto, higiene, limpeza, segurança e bem estar.

Na relação interpessoal entre profissional e paciente podemos observar que de fato há um bom relacionamento e uma interação pessoal e profissional adequada entre ambas as partes não só contribui a atender as necessidades dos clientes, como também é utilizado como fator decisivo para o sucesso do profissional.

Além disto, as pesquisas mostram que um bom relacionamento, destes profissionais com seus pacientes têm uma grande influencia positiva no tratamento. Porém é preciso saber sensibilizar as pessoas buscando atingir o seu lado emocional mais do que sua inteligência racional. Saber fazer um elogio sincero, dar atenção e mostrar interesse real pelas pessoas e seus problemas, ouvir de fato sua mensagem, certamente criará um forte vinculo no relacionamento com o cliente-paciente, comunicar-se de maneira adequada e desenvolver uma relação de confiança e credibilidade com o cliente-paciente deveria ser um dos principais objetivos do profissional da área de saúde.

O tempo de espera no hospital de certa forma tem sido satisfatório, é claro que o ideal é focar sempre em melhorias para que o paciente seja bem atendido é preciso criar normas para regularizar o tempo de atendimento dos pacientes nos hospitais particulares, sendo o processo do diálogo indispensável para alcançar um acordo entre as partes, a formação e qualificação de profissionais melhorando a gestão, ampliando o acesso aos serviços de urgência, reduzindo o tempo de espera e garantindo atendimento ágil, humanizado e com acolhimento à população que necessita de atendimento.

A limpeza hospitalar da unidade é realizada por um processo de remoção de sujidades mediante a aplicação de energias química, mecânica ou térmica, num determinado período de tempo, a limpeza das superfícies fixas e equipamentos permanentes das diversas áreas hospitalares, o que inclui pisos, paredes, janelas, equipamentos mobiliários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com