TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADM Etapa 4

Dissertações: ATPS ADM Etapa 4. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 4

Passo 1

Business: Complementador de opinião

As empresas estão se organizando e se reestruturando para enfrentar a concorrência de mercado, investindo em tecnologia para organizar e acompanhar processos de trabalho, vendas, projetos e outros, auxiliando os administradores na tomada de decisões, contudo devido a falta de conhecimento ou o não acompanhamento do controle estratégico e da devida avaliação do conjunto se perdem no caminho, pois acreditam que o programa utilizado é o suficiente para alcançar os objetivos traçados. Tendo em vista que estes programas não caminham por si só, a alta direção deve tomar ciência de que as pessoas é que fazem a diferença dentro de uma organização pois são elas que lançarão os dados e realizarão as leituras destas informações , acompanhando os processos produtivos e auxiliando no desenvolvimento e crescimento da empresa.

Controle estratégico

O controle estratégico, denominado de controle organizacional é tratado no nível institucional da empresa e se refere geralmente aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade, com dimensão de tempo a longo longo prazo de forma genérica e sintética. Sendo denominada em três características básicas que identificam o controle estratégico da empresa:

a. Nível de decisão: é decidido no nível institucional da empresa.

b. Dimensão de tempo: é orientado para longo prazo.

c. Abrangência: e genérico e abrange a empresa como um todo. É macroabrangente.

O controle é denominado de vários tipos conforme complexidade e diversidade da empresa, sendo os tipos de controles: financeiros, contábeis, de produção, de qualidade, de inventários, de vendas, de pessoal, etc. Estas características significa as pessoas se incumbem, dentro das empresas, de tarefas relacionadas com o acompanhamento e avaliação das atividades correntes e passadas, comparando-as com normas e padrões desejados pela empresa. Esta análise avalia os resultados, caso se afastam ou se desviam das normas prescritas, deverá ser tomada alguma ação corretiva.

O sistema depende de informações ou entradas para funcionar, sendo processados e transformados em saídas / resultados que retornam ao meio ambiente. Para tanto este sistema depende que as informações sejam inseridas e acompanhadas, para garantir sua eficácia.

Para controlar suas atividades, o controle estratégico visa a duas finalidades principais:

a. Correção de falhas ou erros existentes: o controle serve para detectar falhas ou erros – seja no planejamento ou na execução – para apontar as medidas corretivas adequadas para sana-las.

b. Prevenção de novas falhas ou erros: ao corrigir as falhas ou erros existentes, o controle aponta os meios necessários para evita-los no futuro.

Os controles organizacionais servem para:

a. Padronizar o desempenho, por meio de inspeções, supervisão, procedimentos escritos ou programas de produção.

b. Padronizar a qualidade de produtos e serviços oferecidos pela empresa, mediante treinamento de pessoal, inspeções, controle estatístico de qualidade e sistemas de incentivos.

c. Proteger os bens organizacionais de abusos, desperdícios ou roubos, por meio de exigência de registros escritos, procedimentos de auditoria e divisão de responsabilidades.

d. Limitar a quantidade de autoridade que está sendo exercida pelas várias posições ou níveis organizacionais, mediante descrições de cargos, diretrizes e políticas, regras e regulamentos e sistemas de auditoria.

e. Avaliar e dirigir o desempenho das pessoas, por meio de sistemas de avaliação do desempenho pessoal, supervisão direta, vigilância e registros incluindo informação sobre produção por empregado ou perdas com refugo por empregado etc.

f. Meios preventivos para o atingimento dos objetivos da empresa, pela articulação de objetivos em um planejamento, uma vez que os objetivos ajudam a definir o escopo apropriado e a direção do comportamento dos indivíduos para o alcance dos resultados desejados.

Fases do controle estratégico

1. Estabelecimento de padrões de desempenho

Os padrões representam o desempenho desejado. Podem ser tangíveis ou intangíveis, vagos ou específicos, mas sempre relacionados com o resultado que se deseja alcançar. Os padrões são normas que proporcionam a compreensão daquilo que se deverá fazer.

Existem vários tipos de padrões utilizados para avaliar e controlar os diferentes recursos da empresa, a saber:

a. Padrões de quantidade: como número de empregados, volume de produção, volume de vendas, percentagem de rotação do estoque, índice de acidentes etc.

b. Padrões de qualidade: como padrões de qualidade para a produção, funcionamento de máquinas e dos equipamentos, qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, assistência técnica etc.

c. Padrões de tempo: como permanência média do empregado na empresa, tempos padrões de produção, tempo de processamento dos pedidos dos clientes etc.

d. Padrões de custo: como custo de estocagem das matérias-primas, custo do processamento de um pedido, custo de uma requisição de material, custo de uma ordem de serviço, relação custo-benefício de um novo equipamento, custos diretos e indiretos da produção etc.

2. Avaliação do desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com