TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Adm Etapa 1

Exames: ATPS Adm Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

Passo 1

Visitar uma fabrica de roupas, não importa o tipo de produto confeccionado ou tamanho da empresa. Nesta visita, a equipe deve levantar seguintes dados:

• Organograma -

• Visão – Ser referencia na indústria têxtil e também para seus colaboradores.

• Missão – A busca continua em desenvolvimento e inovação para oferecer sempre os melhores produtos e serviços.

• Valores – Respeito com os clientes e colaboradores, qualidade, seriedade, confiança, comprometimento, preservação da natureza.

• Departamentos existentes – Administrativo, Custo (produção), e vendas.

• Quantidade de funcionários por departamento:

a. Administrativo: 11

b. Custo: 287

c. Vendas: 04

• Relacionamento entre os departamentos – Facilitar comunicação e o trabalho em conjunto, integrar os colaboradores com todos os departamentos da empresa, conhecimento da visão, missão e valores, comunicação interna e também conhecer seu cliente interno e externo.

• Como a empresa administra a demanda e atende aos clientes – Administra com planejamento e adequação da capacidade de produção.

ETAPA 2

Passo 1

Melhorar o clima organizacional, pois os funcionários estão descontentes com a administração: os salários são pagos com atraso, eles não tem um plano de carreira, as chefias não respeitam os subordinados, o índice de absenteísmo e turn over são altos: Incentivando a presença e desestimulando as ausências ao trabalho através de práticas gerenciais e culturais que privilegiam a participação, ao mesmo tempo em que desenvolvem atitudes, valores e objetivos dos funcionários favoráveis a participação. Gerando assim maior satisfação da parte dos funcionários.

Alternativas: integração, transparência e mapeamentos sistemáticos; estimular a educação em todos os níveis. O fato é que o absenteísmo provoca problemas como desorganização das atividades, queda na qualidade dos serviços prestados, limitação de desempenho e até mesmo obstáculos para os gestores. A educação, portanto, é essencial neste processo. Mesmo que o profissional chegue atrasado e consiga fazer suas atividades, a companhia pode sair no prejuízo. Afinal, ela paga uma carga de trabalho que não vem sendo cumprida. É por isso que deve existir confiança e clareza com todos da equipe. Por isso, é necessário que o líder e a equipe tenham uma relação de transparência, que, caso não exista, só tende a aumentar o absenteísmo.

Capacitação da Equipe Permitir que o pessoal participe de cursos abertos, motivando a interação com outras pessoas da empresa. Essa troca de ideias "oxigena" a mente, e serve de combustível para a melhoria contínua.

As máquinas são velhas e quebram muito, paralisando constantemente a produção; não existe um programa de manutenção preventiva na empresa: O problema abordado é a inexistência de um programa de manutenção que diminua e/ ou previna as falhas das maquinas. Formular estratégias de manutenção preventiva, tomando-se como exemplo um sistema just in time (na hora certa), observa-se que este jamais funcionaria com quebras frequentes de equipamentos. A não realização do trabalho preventivo eleva as ocorrências de manutenções corretivas, aumentando o custo com manutenção, o tempo de horas parada do equipamento por manutenção, aumenta ainda a demanda de trabalho em função da quantidade de corretivas a realizar, e coloca em risco a integridade das pessoas.

As informações referentes ao estoque são incorretas, o que prejudica o planejamento e controle de produção; a empresa não tem um bom controle do estoque dentro do almoxarifado, pois não possui uma política de inventário cíclico na empresa: A empresa AM deverá implementar alguns princípios básicos para o controle de estoques, como por exemplo:

• Determinar “o que”, “quando” e “quanto” será necessário para o estoque;

• Identificar e retirar do estoque os itens fora de uso e danificados;

• Receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades;

• Controlar os estoques em termos de quantidade e valor e fornecer informações sobre a reposição do estoque e;

• Manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e estados dos materiais estocados.

• O almoxarifado da empresa foi esquecido, e certas ações devem ser implantadas e que poderão orienta-los a se propor projetos de melhoria contínua à sua gerência:

• Programa 5S. A limpeza e organização do Almoxarifado é fundamental. Sem isso será praticamente impossível contar com um nível de serviço adequado, além de comprometer a produtividade operacional e a qualidade das informações.

• Cadastro de Materiais. O saneamento e a organização do cadastro de materiais é outro ponto crucial para uma melhor gestão do Almoxarifado, não apenas pelo aspecto físico, mas também administrativo, facilitando a solicitação por parte dos usuários e a aquisição pelos compradores.

• Padrão Descritivo dos Materiais (PDM). Paralelo ao saneamento e Ele serve para a identificação e classificação inequívoca, isto é, precisa, unificada e uniformizada, dos materiais sob o domínio do Almoxarifado.

• Materiais Obsoletos. Identificar materiais sem movimentação há mais de 2 ou 3 anos e elaborar uma lista. Avaliar um a um, em termos de aplicabilidade à operação atual e eliminar os materiais obsoletos. Além de facilitar o controle dos estoques, isso permitirá a abertura de novos espaços para o acondicionamento de materiais.

• Processos de Recebimento, Conferência e Endereçamento. Avaliar os processos de recebimento, conferência e endereçamento dos materiais e mapear os processos atuais;

• Inventário Rotativo. Implantar um programa de inventário cíclico ou rotativo; sem depender exclusivamente do inventário geral. Contar os itens conforme a curva ABC (ou outro critério. Com certeza Em menos de 6 meses enxergaremos melhorias de até 5% nos seus indicadores.

Implantar indicadores de desempenho. Medir nível de serviço, produtividade e custos. Definir metas que monitore os resultados obtidos. Aplicar as ferramentas da qualidade total para a melhoria contínua na operação.

Passo 2

PONTOS FORTES: Sua carteira de clientes é bem diversificada e composta por empresa de grande, médio e pequeno porte; seu produto é de boa qualidade; sua marca é bem conhecida e possui uma boa aceitação pelo consumidor final.

PONTOS FRACOS: Custo operacional alto em relação aos seus concorrentes; escassez de investimentos na modernização de sua fábrica; seu índice de refugo e retrabalho são altos devido as situações precárias de suas maquinas, reduzindo assim lucros e aumentando custos; dificuldades em aceitar mudanças;

OPORTUNIDADES: Capacidade de expansão; parcerias externas.

AMEAÇAS: Concorrência na região; desconfiança dos consumidores em entrega de pedidos;

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

 Sua carteira de clientes é bem diversificada e composta por empresa de grande, médio e pequeno porte;

 Seu produto é de boa qualidade;

 Sua marca é bem conhecida e possui uma boa aceitação pelo consumidor final;  Custo operacional alto em relação aos seus concorrentes;

 Escassez de investimentos na modernização de sua fábrica;

 Seu índice de refugo e retrabalho são altos devido as situações precárias de suas maquinas, reduzindo assim lucros e aumentando custos;

 Dificuldades em aceitar mudanças;

OPORTUNIDADES

 Capacidade de expansão;

 Parcerias externas;

AMEAÇAS

 Concorrência na região;

 Desconfiança dos consumidores em entrega de pedidos;

...

Baixar como  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »