TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração Etapa 1

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Administração Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  2.144 Palavras (9 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS ADMINISTRAÇÃO.

Etapa 1

Passo 1

Como já dizia Fayol há 100 anos, “a administração é o processo determinante da qualidade do desempenho”.

Objetivos e Recursos são palavras chaves para se definir a administração e também a organização

A administração é o processo de tomar decisões que fazem as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.

O papel da administração e assegurar a eficiência e a eficácia das organizações na obtenção de seus objetivos

O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamados de processos ou funções:

(PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, LIDERANÇA, EXECUÇÃO E CONTROLE.)

Existem quatro principais Teorias (ESCOLAS) da administração, que são:

-ESCOLA CLÁSSICA

-ESCOLA NEOCLÁSSICA

-ESCOLA COM ENFOQUE COMPORTAMENTAL

-ESCOLA COM ENFOQUE SISTEMICO

Escola Clássica:

Surgiu em uma época em que a indústria moderna estava surgindo, e sua principal preocupação era entender e fazer funcionar as organizações e os sistemas produtivos que nasceram com a Revolução Industrial.

Onde as principais idéias é atingir a eficiência nos processos produtivos, combater o desperdício, administração como processo, eficiência do modo burocrático de organização

A escola clássica é chamada assim, pois seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração, na transição para o século XX.

Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nas raízes da escola clássica. Os integrantes da escola Clássica da Administração são: FREDERICK WINSLOW TAYLOR, HENRY FORD, HENRI FAYOL E MAX WEBER.

Cada um com sua idéia, e característica.

-TAYLOR Tinha como idéia o movimento da administração cientifica, eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, e “THE BEST WHAY” melhor maneira de fazer as tarefas, ele liderou o movimento da administração cientifica, com ênfase no combate ao desperdício

-HENRY FORD Tinha a idéia de linha de montagem, produtos peças e trabalhadores padronizados, focando na eficiência do processo de produção, Ford desenvolveu e implantou a linha de montagem, utilizada até hoje.

-HENRI FAYOL Enxergava a administração como um processo, com identidade e papeis próprios dentro das funções da empresa, Exemplo: “ Papel dos gerentes e dos executivos principais” diretrizes de como administrar, explicando o papel dos gerentes e o processo de administrar.

-MAX WEBER Lançou as bases para o estudo das organizações e da burocracia. Burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia tipo ideal de burocracia, organização como máquina burocrática.

- ESCOLA NEOCLÁSSICA:

Estuda a estrutura organizacional, as estratégias, eficácia das organizações, visando uma administração de qualidade. Foi o memento em que a ênfase se deslocou da eficácia para a competividade.

De acordo com Pierre Du Pont e Alfred Sloan a principal idéia da escola Neoclássica era a estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado, com um planejamento estratégico, avaliando sempre o desempenho da organização como um todo, centralizando o planejamento e descentralizando a execução (divisão do trabalho) “início da Hierarquia“

-ESCOLA COM ENFOQUE COMPORTAMENTAL

Tem como principal linha de pensamento o Humanismo, em tentar entender as pessoas, a colocação dos interesses das pessoas em primeiro lugar.

Características e diferenças individuais, entendendo que as pessoas são entes singulares, estudando a motivação como impulso interior para o comportamento, e como produto de interação com estímulos externos.

A liderança, a capacidade de influenciar o comportamento alheio, que resulta de motivação intríseca do líder, e a identidade entre as propostas do líder e as motivações dos liderados.

A ética e responsabilidade Social, estudando a disseminação dos valores que governam as relações entre as pessoas em diferentes níveis da vida, e da sociedade.

E a cultura organizacional que estuda os artefatos, hábitos, símbolos e valores que singularizam as sociedades de todos os tipos e as diferem uma das outras.

-ESCOLA COM ENFOQUE OU PENSAMENTO SISTEMICO:

Com o pensamento sistêmico, o campo de visão se amplia. Passando a estudar a totalidade e não apenas componentes isolados, assim podendo ser capaz de analisar e lidar com organizações com sistemas complexos como a linha de montagem abordada por Henry Ford, ou cadeia de suprimentos, gerenciamentos de projetos.

O pensamento sistêmico é uma ferramenta para entender e manejar a complexidade das organizações e empresas.

HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

A revolução industrial, foi um marco na história humana, que já estava predestinada a acontecer como vou relatar abaixo.

Com a evolução natural do ser humano e sua constante busca por novas idéias e tecnologias, para otimizar a produção e minimizar os gastos, foram acontecendo uma cadeia de eventos ao longo da historia, que acabou por culminar na Revolução Industrial.

Na Grécia começou a se criar um esboço do que se estava por vir. O estudo de Platão e Aristoteles conciliaram-se na ciência moderna, ambos podem ser encontrados nos métodos usados pela administração científica, como o estudo sistemático das tarefas e o entendimento de que a técnica é apenas a aplicação particular de um princípio geral. Mais futuramente seria implementada a linha de produção

Entre os gregos, qualidade era o ideal da excelência, e excelência é a característica que distingue algo pela superioridade em relação aos semelhantes. Qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com