TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ciências Sociais

Casos: ATPS Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS Ciências Sociais

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................................4

2 ETAPA I..................................................................................................................................5

3 ETAPA II ...............................................................................................................................6

4 ETAPA III .............................................................................................................................7

5 ETAPA IV..............................................................................................................................8

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................................9

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho é a síntese significativa da aprendizagem adquirida no Módulo Ciências Sociais uma exigência do processo avaliativo do Curso de Administração e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apreensão de novos valores.De forma geral pode-se aprender diretamente sobre a importância da administração e suas principais funções.

2 . ETAPA I

Os principais agentes no processo de socialização são: a Família que introduz os primeiros contatos sociais; a escola que proporciona o contato e o convívio com mas pessoas interagindo assim com mais aspectos estabelecidos dentro da mesma comunidade; organizações, onde ele irá se comunicar com os grupos de status que mudam de acordo com a idade e principalmente os meios de comunicações que com a massificação no acesso a informação possui um poder jamais visto, pois nos mostra todos os modelos, atitudes e comportamentos que irão influenciar para o bem ou mal a atitude dos indivíduos dentro da sociedade.

Todos esses agentes são de fundamental importância para que se forme a personalidade de cada um e como ele irá relacionar.

Geralmente a família da conta somente do processo básico, deixando a complementação do processo para outras instituições, como escola por exemplo.

Da família, o individuo recebe uma herança social desde o nascimento influencia esta que vai desde o idioma, passa pelas formas de se vestir, hábitos, modos a fim de se interagir com o restante da sociedade.

Depois desses primeiros ensinamentos passados pelo núcleo da sua família, há a integração com outros indivíduos, grupos, comunidades, organizações e etc. Com este novo convívios serão formado as características de acordo com os padrões estabelecidos de geração a geração onde o individuo formará o seu caráter e com naturalidade irá encontrar a qual grupo ele se enquadra melhor, com base em suas afinidades e conceitos.

O principal meio de socialização para a criança após os primeiros ensinamentos passados pelo leito familiar é através da escola, onde a criança além de conhecer novos ensinamentos também irá encontrar outras crianças com outros conceitos e ideias, claro dentro de um padrão estabelecido para a comunidade em si, mas com algumas particularidades que vão de um para outro.

Este processo de socialização é parte determinante e de suma importância para determinar como o jovem irá se estabelecer dentro de uma sociedade, entendendo e interagindo com as normas e procedimentos que é estabelecidos e esperados pela sociedade.

Toda a pessoa tem como alicerce principal, todo esse aprendizado introduzido através da infância, por todos os agentes do processo de socialização ao qual o individuo é inserido, enquadrando-se aos requisitos já estabelecidos como padrão, sabendo-se que será isso que a comunidade da qual ele pertence espera que ele siga

3. ETAPA II

REFLEXOES E OPINIOES TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE

O trabalho pode ser definido como a modificação da natureza operada pelos seres humanos de forma a satisfazer suas necessidades. Nessa relação, os homens modificam e interferem nas coisas naturais, transformando-as em produtos do trabalho. O trabalho, ao mesmo tempo que organiza e transforma a natureza, organiza e transforma o próprio homem e sua sociedade. O trabalho não é uma categoria abstrata ou sem localização histórica. Cada sociedade cria suas formas de divisão e organização do trabalho, de regimes de trabalho e de relação entre as pessoas no e para o trabalho, além de instrumentos e técnicas para realizá-lo. Por isso varia também aquilo que é considerado trabalho e o valor a ele atribuído.

As relações que os seres humanos estabelecem entre si e com a natureza, de caráter econômico, político, cultural, produzem modos de ser e de viver e definem, a cada momento,o que será considerado imprescindível ao bem viver: um conjunto de bens e serviços,produzidos por toda a sociedade, que poderão ser usufruídos. Materializado nos objetos de consumo, nos produtos e bens materiais ou simbólicos e nos serviços, encontra-se o trabalho humano, realizado sob determinadas relações e condições.

As relações existentes entre os homens em sociedade podem ser analisadas a partir das relações de trabalho e consumo, mas ficam muitas vezes obscurecidas pela freqüente afirmação de que todos são igualmente livres tanto para trabalhar e escolher um tipo de trabalho como para consumir. Essa afirmação não considera as desigualdades de acesso ao trabalho, aos bens de consumo e aos serviços, ou a distribuição diferenciada entre as classes sociais.

O indivíduo da atual sociedade urbana é direcionado, motivado e influenciado em seu desenvolvimento tendo em vista, de alguma forma, as características do mercado de trabalho e as estruturas do consumo próprias da nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com