TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIREITO EMPRESARIAL 1° ETAPA 4° PASSO

Artigos Científicos: ATPS DIREITO EMPRESARIAL 1° ETAPA 4° PASSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  1.168 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 4 (Relatório)

Para se tornar um empresário é necessário ter alguns fatores em mente, como:

Ser habitual e pessoal, ou seja, organizando episodicamente a atividade de produção de certa mercadoria. Ter maioridade penal, portanto se o mesmo não tiver atingido a maioridade, pode ocorrer à emancipação conforme disposto no Código Civil.

Após estes requisitos básicos, o empresário tem que ser a iniciativa de organizar uma atividade econômica de produção ou circulações de serviços, podendo ser pessoa física que organiza a empresa individualmente, como a jurídica, nascida de união de esforços de seus integrantes.

Resumidamente, a condição de empresário, reclama na junção de alguns requisitos simples, pois trata-se de qualificação profissional. Caracteriza-se o empresário unipessoal pela junção de 5 elementos:

Capacidade jurídica;

Ausência de impedimento legal para o exercício da empresa;

Regime jurídico peculiar regulador da insolvência

Registro.

Conceito de Empresa

Uma instituição é considerada empresa, quando obedece ao critério do profissionalismo, Ou seja, deve ser exercida de forma habitual e pessoal. Sendo desconsiderados assim aqueles que exercem a tarefa de forma esporádica, organizando episodicamente a atividade de produção de certa mercadoria. Ou seja, é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma actividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é consequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do Poder Público têm a finalidade de obter rentabilidade social. As empresas podem ser individuais ou coletivas, dependendo do número de sócios que as compõem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com