TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATISTICA

Pesquisas Acadêmicas: ATPS ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  2.474 Palavras (10 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 10

Até ao início do séc. XVII, a Estatística limitou-se ao estudo dos “assuntos de Estado”. Usada pelas autoridades políticas na inventariação ou arrolamento dos recursos disponíveis, a Estatística limitava-se a uma simples técnica de contagem, traduzindo numericamente factos ou fenómenos observados – fase da Estatística Descritiva.

1. INTRODUÇÃO

Estatística significa enumeração ou informação numérica habitualmente contida em tabelas ou gráficos. Quando se fala em Estatística pensa-se em censos, inventários, amostras ou médias. Em sentido restrito tudo isso se pode considerar uma Estatística.

Num sentido mais lato, Estatística é a ciência que se ocupa da recolha e tratamento de informação. Tem como objetivo analisar os dados recolhidos, descrevendo-os e organizando-os para posterior interpretação e eventual utilização na previsão de acontecimentos futuros.

As necessidades que exigiam o conhecimento numérico dos recursos disponíveis começaram a surgir quando as sociedades primitivas se organizaram. Os Estados, desde tempos remotos, precisaram conhecer determinadas características da população, efectuar a sua contagem e saber a sua composição ou os seus rendimentos, para que os governantes das grandes civilizações antigas tivessem conhecimento dos bens que o Estado possuía e como estavam distribuídos pelos habitantes, realizaram-se as primeiras estatísticas, nomeadamente para determinarem leis sobre impostos e números de homens disponíveis para combater. Estas estatísticas, eram frequentemente limitadas à população adulta masculina.

O primeiro dado disponível sobre um levantamento estatístico foi referido por Heródoto, que afirmava ter-se efectuado em 3050 a. C. um estudo das riquezas da população do Egipto com a finalidade de averiguar quais os recursos humanos e económicos disponíveis para a construção das pirâmides.

Para responder ao desenvolvimento social surgiram estas primeiras técnicas estatísticas: classificar, apresentar, interpretar os dados recolhidos foram para os censos e são para a Estatística um aspecto essencial do método utilizado. Mas, um longo caminho havia de ser percorrido até aos dias de hoje.

Até ao início do séc. XVII, a Estatística limitou-se ao estudo dos “assuntos de Estado”. Usada pelas autoridades políticas na inventariação ou arrolamento dos recursos disponíveis, a Estatística limitava-se a uma simples técnica de contagem, traduzindo numericamente factos ou fenómenos observados – fase da Estatística Descritiva.

O desenvolvimento do Cálculo das Probabilidades surge também no século XVII. A ligação das probabilidades com os conhecimentos estatísticos veio dar uma nova dimensão à Estatística, que progressivamente se foi tornando um instrumento científico poderoso e indispensável. Considera-se assim uma nova fase, a terceira, em que se começa a fazer inferência estatística: quando a partir de observações se procurou deduzir relações causais, entre variáveis, realizando-se previsões a partir daquelas relações.

A palavra Estatística surge, pela primeira vez, no séc. XVIII. Alguns autores atribuem esta origem ao alemão Gottfried Achemmel (1719-1772), que teria utilizado pela primeira vez o termo statistik, do grego statizein; outros dizem ter origem na palavra estado, do latim status, pelo aproveitamento que dela tiravam os políticos e o Estado, apartir do século XVIII são vários os nomes que se destacaram na história da evolução da estatística, tais como Quételet (1796-1874), Galton (1822-1911), Karl Pearson (1857-1936), Weldon (1860-1906), Ronald Fisher (1890-1962).

Na sua origem, a Estatística estava ligada ao Estado. Hoje, não só se mantem esta ligação, como todos os Estados e a sociedade em geral dependem cada vez mais dela. Por isso, em todos os Estados existe um Departamento ou Instituto Nacional de Estatística.

Na atualidade, a Estatística já não se limita apenas ao estudo da Demografia e da Economia. O seu campo de aplicação alargou-se à análise de dados em Biologia, Medicina, Física, Psicologia, Indústria, Comércio, Meteorologia, Educação, etc., e ainda a domínios aparentemente desligados, como estrutura de linguagem e estudo de formas literárias.

A Estatística divide-se em dois ramos distintos: a Estatística Descritiva, responsável pelo estudo das características de uma dada população; e a Estatística Indutiva ou inferencial, que generaliza um conjunto de resultados, tendo por base uma amostra de uma dada população ou universo, enunciando as consequentes leis.

2. CONCEITOS DE ESTATISTICAS

1. Tabela

POPULAÇÃO

_População ou universo de dados é o conjunto de todos os elementos que possui uma determinada característica, podendo ser pessoas ou coisas. Exemplos: _Automóveis fabricados no Brasil ( Coisa ) _Botijão de gás de 13 KG ( Coisa ) _Universitários Brasileiros ( Pessoas ) _ Pessoas aptar a votar ( Pessoas )

2. Tabela

AMOSTRA

_Amostra é um sub conjunto em um pedaço da minha população.

3. Tabela

CENSO

_Censo é quando a pesquisa envolve todo universo de dados. Exemplos: _Eleição para presidente ( Quem você quer para presidente)

4. Tabela

VARIAVÉL

_Variável é uma informação ou atributo de que eu estou estudando. Atributo pode ser : _Quantitativa uma medida que posso transformar em números. exemplos ( Peso, Altura) _Qualitativa qualifica os componentes da população ou amostra. exemplos (Estado civil, Sexo, Escolaridade)

5. Tabela

ESTATISTICA

_Descritiva é uma apresentação de dados, medidas e sínteses (Operação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com