TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATISTICA

Dissertações: ATPS ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Estatística é um ramo das matemáticas aplicadas cujos princípios derivam da teoria das probabilidades e que tem por objeto o estudo, bem como o agrupamento metódico, de séries de fatos ou de dados numéricos. A Estatística é também um conjunto de métodos e técnicas que ajudam na tomada de decisão, sob a presença de dúvidas e incertezas.  Esta pode ser aplicada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano e em algumas áreas recebe um nome diferenciado. Como por exemplo: Bioestatística, responsável pela área biológica.

ETAPA 1

Estatística Aplicada à Gestão Financeira

Para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a dúvidas, o uso da Estatística vem ao encontro para suprir a necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos e exatos.

A maioria dos dados obtidos por pesquisas e divulgadas em meios de comunicação são baseados em dados e estudos estatísticos.

Para a gestão de empresas, é importante termos a estatística como aliada, pois instituições podem definir melhores suas metas, avaliar seu desempenho, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.

Outro fator aliado a estatística é a tecnologia, que vem se desenvolvendo desordenadamente nos últimos anos, facilitando a coleta e análise de dados. O foco da estatística é acompanhar a evolução humana, pois cada experimento lançado no mercado, passa pelos experimentos e avaliações, seja ele na obtenção de informações a respeito da procura e demanda ou na aprovação do consumidor. Para o mercado, contudo fica comprovado que a estatística esta inserida diretamente em todo o processo de transformação da sociedade, abrindo varias ramificações no mercado de trabalho, que necessita da estatística para tomada de decisão. Exemplo: O funcionário no chão de fabrica, efetua pesquisas relacionadas a produtos, que irá oferecer pilares de sustentação à industria como o controle de qualidade e quantidade, para melhor aproveitamento do lucro e diminuição de custos, proporcionando assim maior rentabilidade e independência econômica; Manutenção de equipamentos, com o aumento da vida útil das máquinas e peças de reposição; Previsões para acidentes de trabalho, explorando quais áreas oferecem maior riscos de acidentes da empresa e como preveni-los; Na área de recursos humanos para a distribuição de capital humano em áreas para atender as necessidades da empresa, satisfação do funcionário, análise de mercado, área financeira e bancária, e satisfação dos consumidores finais, oferecendo assim grande apoio nas informações necessárias para o ganho da organização.

Diretamente na Gestão financeira, a estatística se aplica ao controle, obtenção de dados, visão setorial do departamento financeiro e capital da empresa, como “contas a pagar” e “contas a receber”. A receita final da empresa deve ser supervisionada, para que se obtenham lucros e rentabilidade. Exemplo: A estatística ajuda a conhecer as probabilidades de sucesso que uma empresa pode ter em alguma tomada de decisão como investimentos, ações e entre outros. Em estatística aplicada à gestão financeira, envolvem-se vários aspectos como: Coleta e apresentação de dados. Medidas de posição e dispersão. Distribuição de frequência, entre outros.

ETAPA 2

Dados dos alunos do curso de Gestão Financeira e outros

Amostra Sexo Idade Tema de interesse

01 Feminino 21 Câmbio e Finanças

02 Masculino 60 Economia

03 Masculino 40 Matemática financeira

04 Feminino 20 Análise de custos

05 Feminino 25 Contabilidade

06 Feminino 50 Matemática financeira

07 Feminino 35 Contabilidade

08 Feminino 23 Administração financeira

09 Feminino 26 Administração

10 Masculino 30 Análise de investimentos

11 Feminino 28 Matemática financeira

12 Feminino 19 Contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com