TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Economia

Ensaios: ATPS Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  6.340 Palavras (26 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 26

RESUMO

Neste trabalho de economia, escolhemos para fazer as analises econômicas, o ramo de calçados, portanto, apresentaremos ao longo deste trabalho, a evolução do setor calçadista, suas características, dificuldades, barreiras e sucesso no mercado interno e externo. Os investimentos em uma fábrica de calçados variam muito e dependem da capacidade de produção, das matérias primas, equipamentos, do produto escolhido e da variedade de produtos. O processo produtivo é dividido em dois fatores de produção: os recursos humanos e recursos físicos. O fluxo de produção é linear e seu ritmo é ditado pelas máquinas. A soma do trabalho operário mais a disponibilidade de recursos físicos resultam em produtos tangíveis. Para fazermos a análise economica, escolhemos a cidade de Franca, do interior de São Paulo e duas cidades vizinhas, Cristais Paulista e Patrocínio Paulista. Franca uma das cidades mais importantes no setor calçadista, e é conhecida em todo o Brasil como a capital do calçado masculino, considerada produtora de um dos melhores calçados do mundo, e são tidos como referencia mundial em quesitos como conforto, qualidade, tecnologia e design. Também vamos falar de como a crise economia mundial e a concorrência dos importados chineses influenciam as exportações de calçados brasileiros. Falaremos tambem sobre custos de produção, variáveis e fixos, o que determinará se um custo é fixo ou variável no negócio é a natureza de suas atividades e processos positivos.

RESUME

In this economy work, we chose to make the economic analysis, the shoe business, so we present throughout this work, the evolution of footwear sector, its characteristics,difficulties, barriers and success indomestic and foregn markets. Investments in a shoefactory vary widely and depend on the production capacity, raw materials, equipment, product choice and product variety. The production process is divided into two factors of prodution: human resources and physical resources. The production flow is linear and its pace is dictated by machines. The sum of labor workers over the availability of physical resources result in tangible products. To make the economic analysis, we chose the city of Franca, in the interior of São Paulo and two neighboring cities, Cristais Paulista and Patrocinio Paulista. Franca one of the most important cities in the footwear industry, and is know throughout Brazil as the capital of male footwear, considered one of the best producer of footwear in the world, and are taken as reference in world issues such as comfort, quality, technology and design. We’ll alsotalk about how the world economic crisis and competition from imported chinese influence exports of Brazilian shoes.We will talk also about production costs, variable and fixed, which will determine whether a cost is fixed or variable in business is the nature of their activities and positive processes.

SUMÁRIO

1 – Introdução ------------------------------------------------------------------------------------------ 7

2 – A Economia no Ramo de Calçados ------------------------------------------------------------ 8

3 – Custos de Produção -------------------------------------------------------------------------------11

4 – Análise Econômica -------------------------------------------------------------------------------15

5 – Como o Ramo de Calçados é afetado pela Inflação ------------------------------------------20

6 – Conclusão ------------------------------------------------------------------------------------------23

7 – Referências Bibliográficas -----------------------------------------------------------------------24

INTRODUÇÃO

Economia é uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar os escassos recursos produtivos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer suas ilimitadas necessidades humanas. Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade. A economia como todas as ciências tem principal importância e relevância no cotidiano das pessoas até mesmo as mais humildes, sendo estas muitas vezes as mais afetadas, devido ao seu poder financeiro menor. A política monetária determina toda a política de um país. Através da procura e oferta de moeda pode-se controlar o consumo de bens e até mesmo definir o equilíbrio da taxa de juros. Após vários anos de constante crescimento inflacionário, o Brasil finalmente conseguiu estabelecer um plano econômico que contesse esse processo. Através do Plano Real, o país atingiu estabilidade econômica e conseqüentemente, melhor distribuição de renda.

A Economia no Ramo dos Calçados

Apresentaremos abaixo a evolução do setor calçadista, suas características, dificuldades, barreiras e sucesso no mercado interno e externo.

Apesar da concentração das empresas de grande porte estar localizada no estado do Rio Grande do Sul, a produção brasileira de calçados está gradualmente sendo distribuída para outros pólos, localizados nas regiões do Sudeste e Nordeste do país, sendo destacado o interior do estado de São Paulo (cidades de Jaú, Franca e Birigui), bem como estados emergentes como Paraíba,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com