TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Economia

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO. 3

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: VIAGEM 4

EVOLUÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR 5

CONCLUSÃO 6

BIBLIOGRAFIA 7

INTRODUÇÃO

O mercado de Turismo vem se mostrando cada vez mais promissor no âmbito nacional e internacional, acompanhando o andamento da economia, se os números vão bem o setor também vai bem.

Procuraremos mostrar através de informações dispostas por órgãos competentes, pesquisas que mostram o comportamento e a projeção para este ramo de negócio no Brasil.

Mostraremos como aconteceu sua evolução histórica, bem como exemplificar através de empresas atuais o cenário momentâneo e lucrativo deste tipo de empreendimento.

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: VIAGEM

O Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014, coordenado pelo Ministério do Turismo (2012), “aponta para a consolidação do turismo como produto de consumo do brasileiro”.

Economicamente o setor depende diretamente das “Condicionantes Externas” (Desempenhos da economia mundial e nacional) e ainda das “Condicionantes Internas” (Acesso e Logística Nacional; Governança e Investimentos Públicos; Investimentos Privados no setor e Estrutura de Mercado).

Segundo uma Sondagem do Consumidor realizada pelo Ministério do Turismo em julho deste ano, os indícios positivos de viagens registraram 27,9% nas intenções de uso de hospedagem e transporte, mas temos também a porcentagem negativa que ultrapassou a assinalação positiva atingindo 68,4%.

Em relação ao comportamento dos consumidores atendidos pelas agencias de viagens, os brasileiros tem o hábito de planejarem suas viagens com antecedência, no entanto efetivam a compra de passagens em cima da hora, montam seu próprio roteiro ou pagam a vista.

Para atraí-los é necessário criar pacotes de viagem com preços irresistíveis e acessíveis, pois independente da classe social A, B, ou C, o usuário será atraído pelas promoções e condições de pagamentos.

Para se ter uma ideia, a classe média foi responsável pelo aumento do consumo de pacotes turístico na ordem de 277% em 2011, segundo pesquisa realizada pelo Data Popular. Ou seja, o mercado brasileiro está disposto a comprar estes produtos e serviços.

Havemos ainda de levar em conta o aumento de poder de compra do trabalhador da classe C, pois este setor tem crescido e se tornado cada vez mais consumista. De acordo com a EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) o brasileiro tem procurado cada vez mais nos períodos de férias (Julho/Dezembro) por pacotes internacionais, pois com a facilidade de pagar suas viagens em várias parcelas “enxergou” a possibilidade de sair da “toca” e conhecer o mundo.

EVOLUÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR

O Turismo foi praticado também inconscientemente por civilizações antigas, os atenienses já o praticavam, possuíam na periferia de Atenas residências que seriam casas de férias. Os romanos frequentavam locais “públicos de banhos” conhecidos como “Termas”, onde estes locais eram conhecidos como “Balneários”.

O mercado consumidor começou a ser visto de uma forma singular e única na revolução industrial, onde o fenômeno do gosto e do consumo ganhou nova ênfase, definindo seu ciclo, intensificando esse ciclo após a 2º guerra mundial consolida o consumo em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com